Débora competiu pela equipe da Veloz Run Club, parceira da AFISVEC
Em meio a milhares de corredores que passaram pelo Poa Day Run, no dia 18 de agosto, Débora Pereira Coutinho da Silva, Auditora Fiscal da Receita Estadual do RS, associada da AFISVEC e integrante do grupo de corrida Veloz Run Club, se destacou no percurso de oito quilômetros. Com a marca de 32 minutos e 41 segundos, Débora alcançou a terceira colocação na competição.
Na Receita Estadual do Rio Grande do Sul desde março de 2023, Débora tem uma longa história com o esporte. Ainda no ensino fundamental ela já praticava algumas modalidades, mas, em 2006, a relação com o esporte mudou totalmente quando entrou na equipe de atletismo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Na época, Débora dividia o seu tempo entre a dedicação aos estudos e ao esporte.
Focada, depois de um ano de treinamento, em 2007 alcançou a 7ª colocação na prova de 1.500m do Interusp, uma das mais tradicionais competições universitárias do Brasil. Em 2008, Débora conquistou o 1º lugar nos 1500m, batendo o recorde da competição e foi destaque no jornal local.
Já habituada com as competições universitárias, em 2009 o seu treinador a inscreveu no município de Guarulhos, com o objetivo de perder o medo das competições e ganhar mais ritmo de prova. Em agosto de 2010, Débora ficou em 3º lugar na 3ª etapa do Torneio da Federação Paulista de Atletismo. “Foi onde eu fiz a minha melhor marca de 1500m da vida (4min:55s:53centésimos). E com esse resultado, no mês seguinte pude competir o Troféu Brasil de Atletismo, principal prova do atletismo no Brasil, tinham vários atletas que estavam fazendo índice para as Olimpiadas.”
Ao todo, foram sete anos e meio de atletismo, durante o período da graduação e pós-graduação na POLI-USP. Nesse período, Débora foi eleita quatro vezes como a melhor atleta feminina na modalidade atletismo da POLI, nos anos 2008, 2009, 2010, 2011 e também como melhor atleta feminina de todas as modalidades nos anos de 2010 e 2011. Com a equipe feminina de atletismo da universidade, conquistou os INTERUSP DE 2007,2008,2009, 2010, 2011 e 2012. “Passados doze anos da graduação e pós-graduação, minhas marcas continuam ainda no TOP 1 (3000m rasos, 3000m com obstáculos,1500m, 800m) e no TOP 2 (200m, 400m, revezamento 4x100m). Participei de poucas provas de rua. Corri 3 vezes a São silvestre e umas provas de corrida de rua. A minha última competição foi uma corrida de rua em Piracicaba (SP) em 2016.”
Depois de um longo tempo, Débora voltou a competir em 2024 através da parceria entre a AFISVEC e Veloz Run Club. A primeira competição foi a TTT ( Travessia Torres Tramandaí) no início deste ano, e a outra foi o POA DAY RUN, onde conquistou a 3ª colocação na categoria de 8km. “Meu objetivo agora é treinar para correr abaixo de 40 minutos nos 10km… eu preciso baixar 48 segundos.”
Com o auxílio da Veloz Run Club, Débora recebe um treino elaborado especificamente para ela, de acordo com os seus objetivos, diretamente por um aplicativo no seu celular, onde também recebe o feedback de seu desempenho.
Já com experiência no assunto, ela recomenda aos que estão interessados em iniciar no esporte: “Antes de tudo, o primeiro passo é buscar um profissional de educação física especializado em corrida e ir a uma consulta médica para avaliação cardiovascular.” Segundo ela, é importante focar em adaptar a corrida, principalmente nos três primeiros meses. “No início, é normal sentir algumas dores na região das pernas, mas não pode desanimar, ela vai passar, é uma adaptação do corpo. É importante fazer sempre os treinos de fortalecimento de forma complementar, senão vai se lesionar na certa, por isso a importância do profissional de educação física. Eu vejo muita gente só se preocupando em correr e esquecendo do preventivo.”