65 anos da Afisvec

Compartilhe

Em 10 de janeiro de 1952, nascia a Affisvec – Associação dos Funcionários Fiscais do Imposto de Venda e Consignação, o IVC, imposto que hoje se chama ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Ela representa a carreira dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual, responsáveis pelo recolhimento do maior tributo do Estado. Em 1967, o IVC passou a se chamar ICM, suprimiu-se um F e ficou somente Afisvec. De acordo com a Constituição Federal, a atividade fiscal é considerada essencial ao funcionamento do Estado, pois, sem os recursos tributários os governos não poderiam cumprir com suas funções e inviabilizariam os investimentos em segurança, saúde e educação. Daí a importância de uma entidade sólida, empenhada em buscar melhorias e modernizações na Administração Tributária.

Ao decorrer dos anos, a Associação foi ganhando força e notoriedade devido ao seu trabalho na valorização da carreira e na conscientização da opinião pública para a importância do tributo e para a prática da justiça fiscal. Devido a necessidade de atualização e aperfeiçoamento dos servidores da Fazenda do Estado, a entidade criou a Escola Afisvec, oferecendo cursos, não só aos Auditores-Fiscais, mas também aos contribuintes e demais operadores do Direito.

Com a maturidade destes 65 anos de trabalho em que buscamos auxiliar os governos na ampliação da sua capacidade contributiva, temos a convicção da importância da autonomia da Administração Tributária para o reestabelecimento do equilíbrio financeiro do Estado. Lutamos e lutaremos por esse ideal, buscando uma sociedade mais justa, onde prevaleça a concorrência leal, onde todos cumpram com suas obrigações tributárias, de acordo com os princípios da legalidade, da isonomia e da capacidade contributiva, evitando a sonegação, um verdadeiro câncer da nossa sociedade.

Parabéns à Afisvec e seus associados!

Artigo Escrito pelo presidente da Afisvec, Abel Ferreira.

Fonte: Jornal do Comércio.


Compartilhe