A lenda de Borges de Medeiros

Compartilhe

A coluna Informe Especial de hoje, do jornal Zero Hora, traz uma narrativa do associado da Afisvec, José Diogo Cyrillo da Silva, que relata uma antiga e curiosa história de bastidores que até hoje circula no órgão responsável pelas contas do Estado.

Leia a seguir:

Imagem: Site GZH

Ex-secretário da Fazenda e do Planejamento no governo de Jair Soares, na década de 1980, José Diogo Cyrillo da Silva relata uma antiga e curiosa história de bastidores, que até hoje circula no órgão responsável pelas contas do Estado: corre a lenda, na Secretaria da Fazenda, segundo a qual Borges de Medeiros (que presidiu o Estado por mais de 20 anos no século passado) tinha uma mania ao receber balanços financeiros positivos – como acaba de ocorrer, aliás, no governo de Eduardo Leite.

Segundo a narrativa, Borges ia pessoalmente à tesouraria para verificar a existência, na prática, dos contos de réis anunciados no demonstrativo contábil como superávit. O equilíbrio fiscal, lembra José Diogo, era “regra de ouro para os castilhistas”. Se a lenda é verdadeira, não sei, mas que a história é boa, isso é!

Fonte: Jornal Zero Hora


Compartilhe