2º Encontro da FACE-RS é realizado em Gramado

Compartilhe

Nesta quarta-feira (20), os(as) representantes das entidades que compõem a Federação das Associações das Carreiras de Estado do Rio Grande do Sul (FACE-RS) estiveram em Gramado para participar do segundo encontro da entidade. O evento ocorreu no Hotel Serrazul, local onde ocorre o XXVI Encontro Estadual das Defensoras e dos Defensores Públicos.

Durante a abertura oficial, o presidente da FACE-RS e vice-presidente da AFISVEC, Marcelo Ramos de Mello, apresentou a entidade e iniciou o debate. “O objetivo da nossa Federação, além de congregar essas carreiras que são basilares para o funcionamento do Estado, é justamente propor e oferecer ideias aos governantes, propor soluções para o desenvolvimento econômico social do nosso estado e nosso país. Além de defender os interesses das classes. Agradeço em especial a ADPERGS e à Defensoria Pública que nos cederam o espaço”, disse. 

Anfitrião do evento, o presidente da ADPERGS, Mário Rheingantz, destacou a importância da independência e do fortalecimento das carreiras de Estado. “Agradecemos pelas parcerias e pela construção dessa Federação em um momento tão importante para nossa democracia, firmando a importância das instituições que são de Estado e não de governo. Lembramos que as prerrogativas das Carreiras de Estado servem justamente para isso, para que possamos atuar de forma livre e absolutamente isenta de ordem político-partidária”, ressaltou.  

Em seguida, o professor Dr. Juarez Freitas iniciou palestra sobre “Constituição, Carreiras de Estado e Políticas Públicas” e ressaltou o papel das Carreiras de Estado para a garantia de direitos fundamentais essenciais ao bem-estar da população, como a água potável e saneamento, igualdade de gênero e sustentabilidade. “O Artigo 48 da Constituição Federal fala sobre a gestão de riscos, e eu considero que as Carreiras de Estado poderiam ser as grandes protagonistas na liderança de uma transição rumo à gestão de riscos brasileira”, disse. 

“A FACE é um exemplo de parceria, na qual as pessoas buscam resolver suas diferenças internamente, pensando em um Estado Constitucional para o bem de todos. Esse é um exemplo para muitos, de que é possível termos parcerias não só entre as carreiras, mas também com a sociedade como um todo. A ideia de qualquer construção que seja apenas de cima para baixo não funciona. A sociedade só funciona bem, biologicamente falando, quando coopera em rede”, completou o professor.  

Após o encerramento da fala, foi aberto espaço para questionamentos dos(as) participantes. 

Estiveram presentes o presidente da FACE-RS e vice-presidente da AFISVEC, Marcelo Ramos de Mello, vice-presidente do TJRS, Lizete Andreis, presidente do Tribunal de Justiça Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes, Defensor Público-Geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira, Subsecretário da Receita Estadual, Auditor Fiscal Ricardo Neves Pereira, vice-prefeita de Guaíba e candidata a vice-governadora, Claudia Pelegrino Jardim Pereira, vereador de Porto Alegre e Auditor Fiscal, Airto Ferronato. Demais membros da Diretoria da FACE, representando a AJURIS, Oscar Aguiar Pacheco e Vera Regina Müller, representando a ASOFBM, Tenente Coronel Jorge Alberto Alvorcem Pinto e Major Marcelo Medeiros, Diretora Financeira e vice-presidenta Administrativo e Financeiro da APERGS, Ana Clara bittencourt, presidente da APERGS, Carlos Henrique Kaipper, vice-presidente da AMPRS, Fernando Andrade Alves, representando a ASDEP, Silvia de Souza, e demais autoridades.

Texto: Ascom Adpergs


Compartilhe