Com a mudança para o Regime de Previdência Complementar (RPC), o modelo tradicional de previdência 100% tutelada pelo estado abre espaço a um regime multipilar, na qual os servidores são conduzidos a terem mais iniciativa para que seus níveis de desembolsos previdenciários atinjam patamares satisfatórios.
De acordo com o Banco Mundial no “Mercer CFA Institute Global Pension Index 2022”, a recomendação previdenciária consiste em um sistema multipilar contemplando:
Pilar 1: Sistema obrigatório e de gestão pública.
Pilar 2: Sistema obrigatório e de gestão privada.
Pilar 3: Sistema voluntário e de gestão privada.
O Pilar 1 traz semelhança com o RPPS limitado ao teto do RGPS, já o Pilar 2, apesar de ser opcional no caso do estado do RS, traz semelhança com as contribuições dos servidores na RS-Prev.
A parceria apresentada chega justamente para suprir a lacuna existente no Pilar 3, na qual ainda não há a devida conscientização coletiva de se equivaler os níveis de desembolso do regime previdenciário integral com o regime de previdência complementar. Além disso, os PGBL’s são uma excelente ferramenta de investimentos previdenciários, principalmente por meio do benefício fiscal de dedução do Imposto de Renda, mas também pela ausência de tributação de “come-cotas” e pela maior facilidade da gestão dos fundos de conseguir operacionalizar os ativos com mais estabilidade de fluxo de caixa.
De forma a ajudar e instruir seus associados, a AFISVEC, em parceria com a consultoria de investimentos iFin Capital, vem a oferecer instrução especializada ao servidor público e sugestões de planos de previdência complementares ao RPPS e à RS-Prev de forma gratuita e sem custo adicional. O associado que acessar a consultoria por meio da AFISVEC terá carteiras sugeridas nos perfis conservador, moderado, arrojado e agressivo; além de ter atualizações periódicas das carteiras e desempenhos.
Para ter mais informações, pode-se consultar o Diretor Adjunto de Previdência da AFISVEC, Felipe Conter Leite, pelo número (51) 99190-1840 (Ligações ou WhatsApp) ou diretamente o consultor Ademir Gutierri pelo número (51) 99962-1849 (Ligações ou WhatsApp).