O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha está liberado temporariamente para a consulta de preços de produtos sem a necessidade de fazer login. Além disso, foi criado um atalho para consulta rápida de alguns itens de prevenção e a inclusão do telefone do estabelecimento para que o usuário possa confirmar a disponibilidade da mercadoria antes de se deslocar até o local.
Nos próximos dias também deve entrar no ar novidades no aplicativo do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Será possível consultar pela ferramenta uma lista de empresas que estão com entrega de seus produtos a domicílio e sua respectiva localização. Essa iniciativa da Receita Estadual é fruto da parceria com a Fecomércio, Agas e Federasul e vai elencar empresas como minimercados, farmácias, padarias, ferragens, entre outros estabelecimentos.
Os dois aplicativos estão disponíveis gratuitamente nas lojas da App Store e na Google Play, precisando apenas atualizar a nova versão. A liberação das consultas é um serviço do governo do Estado, por meio da Receita Estadual, para ampliar o acesso dos cidadãos a bancos de dados.
Menor Preço
As mudanças no aplicativo Menor Preço, desenvolvida pela Receita Estadual e Procergs, têm o objetivo de ajudar a sociedade a encontrar produtos de necessidade básica nesse período de medidas de prevenção ao Covid-19, além de fiscalizar os estabelecimentos quanto à prática de preços justos.
“O aplicativo ajuda os cidadãos a encontrarem os produtos que necessitam, e com preço justo, sem a necessidade de ficar indo de estabelecimento em estabelecimento pesquisar preços. Nesse período em que as autoridades de saúde pedem o isolamento e saídas de casa apenas quando necessário, o Menor Preço pode auxiliar as pessoas”, destacou o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.
Para realizar as consultas, o cidadão precisava ter cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Essa exigência está sendo desativada pela Receita Estadual momentaneamente, o que facilitará o acesso de todos ao aplicativo que está disponível nas plataformas Android e iOS.
O atalho para consultas rápidas de itens de prevenção será mais uma facilidade aos usuários. Produtos como luvas, máscaras, álcool em gel e hipoclorito de sódio estarão nessa categoria e os resultados serão exibidos pelo raio máximo de distância e pela data que o preço foi praticado.
A outra alteração no aplicativo é a exibição do telefone de contato do estabelecimento. Essa medida é para que as pessoas possam verificar se o produto ainda está disponível no estoque da empresa antes de se deslocar ao local.
Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real no aplicativo toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF. O aplicativo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, portanto, é importante verificar na tela do aplicativo a data e horário em que a nota foi processada.
Texto: Ascom Fazenda