Aplicativo Minha Empresa atinge marca de 3 mil downloads no primeiro mês de operação

Compartilhe

Ferramenta digital criada pela Receita Estadual auxilia gestão de mais de 200 mil pequenas e médias empresas gaúchas enquadradas no Simples Nacional.

No Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, celebrado no dia 25/5, o aplicativo Minha Empresa completa um mês do seu lançamento. Desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs, a ferramenta digital auxilia a gestão dos negócios de mais de 200 mil pequenas e médias empresas gaúchas enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional. Nesse período, já foram registrados quase 3 mil downloads do aplicativo, que está sendo utilizado por 700 empresas.

O Minha Empresa, que surgiu do diálogo com entidades representativas do setor por meio do Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT), é o primeiro aplicativo desenvolvido no Brasil com a finalidade de servir de apoio ao setor econômico. O aplicativo também é uma iniciativa oriunda da agenda Receita 2030+, composta por 30 ações de modernização da administração tributária do Rio Grande do Sul.

“Na nossa visão de futuro, o melhor serviço para o cidadão é ele não precisar dos serviços do Fisco. É tudo estar na palma da mão, de forma digital, e o Minha Empresa vai ao encontro desse objetivo, como um serviço que gera valor para a sociedade. No médio prazo, o foco é disponibilizar uma versão com a declaração pré-preenchida das operações”, destaca o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.

Pela ferramenta digital, os empreendedores podem acompanhar as operações de compras e vendas, identificar o volume de negócios por clientes e fornecedores, verificar as maiores aquisições e comercializações de produtos. O acesso ocorre por meio de senha do “gov.br”, vinculada ao CNPJ, o que garante a confiabilidade e a segurança das informações.

Outro diferencial são as informações relacionadas a eventuais débitos dos contribuintes e alertas sobre as parcelas vencidas, cuja inadimplência poderia levar ao desenquadramento do Simples Nacional, acarretando grandes transtornos e prejuízos para o empreendedor.

“O app surgiu a partir da necessidade dos pequenos gestores em conhecer realmente o próprio negócio e sobre a percepção, pela Receita Estadual, quanto à possibilidade de municiar os contribuintes com dados já existentes nos bancos de dados da instituição. O objetivo é que os usuários tenham, sem custos, a gestão dos seus negócios na palma da mão”, salienta Rachel Krug Einsfeld, chefe da Divisão de Relacionamento e Serviços da Receita Estadual.

As informações gerenciais disponibilizadas no app são retiradas dos dados extraídos dos Documentos Fiscais Eletrônicos. O Minha Empresa está disponível para download nas principais lojas de aplicativo e deverá, em breve, receber atualizações. Os usuários podem encaminhar sugestões de melhoria por meio do canal de contato disponível na própria ferramenta.

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual


Compartilhe