App Servidor RS é o novo canal de comunicação do Estado com servidores e pensionistas

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card escrito app servidor rs
– – Foto: Arte Ascom FazendaDownload HD

Servidores e pensionistas do Rio Grande do Sul ganharam uma nova maneira de se comunicar com o Estado. O App Servidor RS, lançado nesta quinta-feira (20/8), é uma ferramenta que facilita o acesso às informações funcionais e qualifica a comunicação para servidores e pensionistas. O aplicativo foi apresentado pelo governador Eduardo Leite em uma transmissão ao vivo pelo YouTube.

O app é um canal para acessar informações, serviços e receber notificações, via smartphone, tablet, notebook ou computador pessoal. O aplicativo já pode ser baixado a partir desta quinta no Google Play e, em breve, também estará disponível na Apple Store. Pode ser acessado, ainda, por meio do link app.servidor.rs.gov.br. A autenticação é feita pelo login gov.br do servidor.

foto do governador eduardo leite em videoconferência

Aplicativo foi lançado pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo

“É um exemplo de integração entre diversas áreas do governo. Não é um projeto estanque, de uma secretaria ou departamento específico. Houve um processo de colaboração e de cocriação, inclusive com participação da sociedade civil por meio de um hackathon. O app também evidencia o espírito de inovação e de modernização do nosso governo. Nosso objetivo é incorporar, a partir daqui, mais funcionalidades aos nossos servidores a partir dessa ferramenta”, destacou o governador.

O aplicativo oferece informações sobre contracheque, férias, comprovante de rendimentos e consignações, entre outras finalidades. No ícone contracheque, podem ser verificados os recebimentos, descontos e informações de meses anteriores. Em férias, o servidor pode ver os períodos disponíveis e marcar o descanso, além de consultar saldos de período aquisitivo. Em consignações, é possível consultar as autorizações vigentes ou encerradas nos últimos dois anos.

“Essa é mais uma entrega que faz parte da estratégia digital do governo. Temos discutido muito as entregas para o cidadão, e servidor também é cidadão. A entrega do App Servidor RS demonstra que estamos simplificando não somente a vida do cidadão, mas a dos servidores. A medida coloca em prática o discurso da estratégia de modernizar e proporcionar melhores serviços para dentro do governo e para a população em geral”, destacou o presidente da Procergs – Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A, José Leal.

“Teremos outras funcionalidades sendo implementadas com o decorrer do tempo. A ideia é facilitar cada vez mais esse processo de comunicação entre o servidor e o governo do Estado”, disse o subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene.

Nas próximas fases, estão previstas informações sobre licenças, solicitação de cartão IPE Saúde e o calendário de pagamentos. A ferramenta também disponibilizará um chatbot, atendimento que permite que o servidor esclareça dúvidas de forma instantânea.

A ideia é ampliar e qualificar o app com a participação dos servidores. Serão promovidos eventos e formas de participação para definições de novas funcionalidades. Esse modo de construção da ferramenta já vem sendo experimentado. O aplicativo foi lançado em versão beta no final de fevereiro e testado por cerca de 3 mil servidores de todas as áreas do governo. A partir das observações enviadas pelos usuários, foi possível fazer ajustes e aperfeiçoar o canal.

A nova ferramenta beneficia em torno de 300 mil servidores (ativos e inativos) e pensionistas. Mais do que facilitar o acesso às informações funcionais, garantindo mais agilidade e transparência, o app buscará ser, ao longo da sua evolução, o principal canal de relacionamento, proporcionando a comunicação e o diálogo entre servidores e o Estado.

Desde o início do processo, a metodologia adotada foi a do Design Thinking, conceito que busca a solução de problemas de forma colaborativa. Uma equipe multidisciplinar buscou compreender as necessidades e desenhar novos processos e produtos. O desenvolvimento contou com o apoio de equipes do Tesouro Estadual, da Procergs, dos recursos humanos da Brigada Militar e da Secretaria da Educação, das secretarias de Comunicação (Secom) e do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e do IPE Prev.

Também participaram do lançamento do aplicativo, via videoconferência, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e o adjunto, Marcelo Alves, o subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, o presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, a chefe de Divisão de Pagamento de Pessoal da Secretaria da Fazenda, Juliana Debaquer, e a diretora de Soluções Digitais da Procergs, Karen Maria Gross Lopes.

imagem com fotos do passo a passo para baixar app

Texto: Ascom Sefaz e Suzy Scarton

Edição: Secom


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