Mello destaca meta de instalar painel físico do Incentivômetro na Capital
Roberta Mello – foto: MARCO QUINTANA/JC
O presidente Marcelo Ramos de Mello foi reeleito (com 362 votos dos 383 votantes), para comandar a Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS (Afisvec) para a gestão 2020-2022.
As eleições em chapa única para nova diretoria e Conselho Fiscal da entidade ocorreram por voto eletrônico. A entidade conta com 68 anos de história e congrega 812 auditores fiscais.Na gestão 2018-2020, entre outras ações, a diretoria implementou o Incentivômetro, iniciativa inédita no País.
A ferramenta mostra os reais valores investidos pelo Estado, por segundo, na iniciativa privada via incentivos fiscais – valores que deixam de ser arrecadados aos cofres públicos.Para a gestão a seguir, Mello planeja instalar um painel físico do Incentivômetro em um ponto estratégico de Porto Alegre. Até agora, os cálculos que tomam por base o demonstrativo das desonerações fiscais elaborado pela Receita Estadual, já atingiram a marca dos R$ 5 bilhões, calculados desde 1 de janeiro de 2020.
A Afisvec busca conscientizar sobre a importância do tributo e valorização da administração tributária. Além disso, auxilia governos com sugestões e informações técnicas visando a qualidade da gestão pública. “É um compromisso grande estar à frente da Afisvec, em especial, em momentos como o que vivemos, de grave crise financeira”, comenta Mello.
A nova diretoria é composta por Katia Gisele de Souza na vice-presidência, Paulo Ricardo Saldanha Guaragna, diretor-administrativo, Gonar Paulo Fernandes, diretor financeiro, Leocadio de Souza, diretor de Patrimônio, Thiago Luís Silva Santos, diretor social e de eventos, Adalberto Cedar Kuczynski, diretor de previdência, e Naiara Velho Rovaris, diretora de comunicação.
Fonte: JC Contabilidade