A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS – Afisvec deu posse a sua nova diretoria, para gestão 2020-2022, na noite desta quarta-feira, 1º de julho, em solenidade virtual, pelo aplicativo Zoom.
O presidente Marcelo Ramos de Mello foi reeleito para mais um mandato, à frente de uma das entidades mais tradicionais do Estado. A cerimônia virtual contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, na ocasião, representando o governador do Estado, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o contador e Auditor Geral do Estado, Rogério da Silva Meira, o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Queiroz Jatene e o corregedor-geral da Sefaz, Mario Wünderlich.
“O presidente Marcelo Mello, em seu discurso salientou as ações da entidade durante a gestão anterior e destacou algumas sugestões da Afisvec para o Estado. “Nossa participação no governo é sempre na base do diálogo, com vontade de auxiliar e sairmos da crise em que nos encontramos”.
Dentro dessa linha, o presidente aproveitou para solicitar ao secretário o ingresso de novos membros na carreira. “Com a implementação da Receita 2030, são muitos os projetos, pedimos que o secretário nomeie, no mínimo, 150 novos colegas do último concurso que darão o retorno esperado pelo governo e pela sociedade”.
No que tange à carreira, Mello destacou o grande desafio de torná-la mais atrativa. “É preciso reconstruir a carreira, após a perda dos triênios e adicionais pois ela deixou de ser atrativa perante as demais carreiras típicas de Estado.
É o momento de criarmos a carreira que desejamos”, defendeu ele. Marcelo sugeriu ainda que o secretário priorize o programa “Produto Gaúcho” incluído entre as ações do Receita 2030, aproveitando que a Assembleia Legislativa criou programa semelhante recentemente, ainda que de menos abrangência do que o sugerido pela Afisvec.
Ao desejar sorte e sucesso à nova diretoria, o secretário Marco Aurélio falou do momento crítico em que o mundo está vivendo e destacou o trabalho da Secretaria, em home office, sem nenhum prejuízo à sociedade e que todos estão se adaptando aos novos tempos. “Vejo uma força muito grande, em especial, na Fazenda. Não paramos em momento algum, ao contrário, estamos assoberbados. Estamos tocando todos os nossos projetos estruturantes”, comentou. Ele também reforçou a importância das associações e sindicatos e destacou que as instituições do Estado são de “qualidade ímpar”.
O subsecretário da Receita, Ricardo Neves Pereira, deixou como mensagem a união da classe e das diversas gerações. “Gostei muito de ver a composição da chapa eleita, pois mostra a intenção clara de integração das várias gerações dentro da Receita Estadual. É importante que todos os nossos colegas se vejam como um corpo só. Esse é o desafio dessa gestão”.
Pereira também desejou união de todas as carreiras para que os objetivos sejam atingidos. “Precisamos de uma classe unida. Unir esforços para fazer o Estado sair da crise e, assim, mostrar à sociedade o nosso valor. A sociedade espera resultados. Não existe Receita Estadual forte, sem uma categoria forte”, destacou.
No mesmo intuito de união, o subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, também reforçou a questão da integração das gerações. “As mentes são diferentes, embora brilhantes, mas possuem percepções muito distintas. Esse é um grande desafio. Precisamos de uma carreira e de uma instituição fortes”, concluiu ao se colocar à disposição da diretoria da Afisvec para contribuir no que for possível.
O representante da Cage, Rogério da Silva Meira, falou das ações e projetos já desenvolvidos e implementados com sucesso na Associação. Lembrou das reformas na sede social, os estudos técnicos e os eventos que contribuem para a qualificação do grupo fisco. “Com tudo isso, renovo a minha confiança nessa diretoria, que se repete, em sua maioria. Desejo a vocês de uma gestão de pleno êxito”.
Após os discursos os convidados puderam conversar e parabenizar à nova diretoria. A posse também contou com a presença de amigos, como o professor Juarez Freitas, colegas e representantes de entidades.
Nova diretoria empossada – GESTÃO 2020-2022:
Presidente: MARCELO RAMOS DE MELLO
Vice-presidente: KATIA GISELE DE SOUZA
Diretor Administrativo: PAULO RICARDO SALDANHA GUARAGNA
Diretor Financeiro: GONAR PAULO FERNANDES
Diretor de Patrimônio: LEOCADIO DE SOUZA
Diretor Social e de Eventos: THIAGO LUÍS SILVA SANTOS
Diretor de Previdência: ADALBERTO CEDAR KUCZYNSKI
Diretora de Comunicação: NAIARA VELHO ROVARIS
CONSELHO FISCAL: TITULARES: ALCIONE SERGIO SANTIN; JAIRO FRANCISCO ODRZYWOLEC
SUPLENTES: IVO HARI STEINKE; NEWTON BERFORD GUARANA
Entidades parceiras presentes no ato:
Altemir Feltrin – Presidente Sindifisco
Juliana Lavigne – Presidente Adpergs
Ana Tércia L. Rodrigues – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade
Des. Cláudio Luís Martinewski – Vice-Presidente Administrativo da AJURIS e Presidente da União Gaúcha pela Previdência Social e Pública
Rubens Roriz da Silva – Vice Presidente da Febrafite
Luciane Dorneles – Vice-Presidente Apergs
Cel. Jorge Alberto Alvocem Pinto – Representando Asofbm
Juarez Freitas – Professor e Advogado
Celso Luft – Vice-Presidente de Gestão CRC RS
Josué Martins – Presidente do Ceape/TCE
Assessoria de Comunicação da Afisvec
GE7 Produtora Cultura & Comunicação Ltda.
Gilvânia Banker
(51) 99106-0334