Por Redação JM – publicado em 21/08/2022
Brenorlei foi associado da Afisvec de — até 2015, ano de seu falecimento.
Uma cerimônia organizada pela Assessoria de Relações Institucionais de Bagé promoveu, no sábado, dia 20, um ato de designação da Travessa 44, do Núcleo Horticola Nova Esperança, como Rua Brenorlei Corrêa da Silveira. A homenagem reuniu familiares e amigos do advogado, falecido em 2015, que, dentre outros feitos, foi um dos fundadores do Jornal Minuano e, durante anos, lecionou na Urcamp.
À frente da Assessoria de Relações Institucionais, Sonia Leite afirmou que o trabalho de denominação das ruas tem permitido homenagear cidadãos ilustres do município ou que tenham relevantes feitos em Bagé. É o caso de Brenoriei da Silveira, nascido em Pinheiro Machado, mas que escolheu Bagé para criar seus filhos. “Esta homenagem mostra o quanto o nosso querido Doutor Brenorlei foi amado”, disse.
O genro do homenageado, Tiago Martins, falou em nome da familia sobre como receberam a deferência. “Nos sentimos muito prestigiados por ver o nome dele [na rua]. É uma gratidão muito grande pela gestão municipal que teve essa iniciativa e pela sociedade. Nos sentimos com a obrigação de seguir o legado qe ele deixou”, disse.
Na ocasião, o prefeito Divaldo Lara destacou o carinho que o municipio mantem por Brenorlei da Silveira. “Ninguém apaga o bem e as qualidades que uma pessoa tem. Por mais dura que seja a sua vida, por mais difícil que seja a sua jornada, o tempo se encarrega de mostrar isso”, pontuou, lembrando que o homenageado ainda hoje é citado por sua generosidade. “É um pequeno gesto de reconhecimento do nosso governo, da nossa cidade, à memória deste cidadão que certamente jamais será esquecido”, finalizou.