A auditora fiscal da Receita Estadual do Ceará, Isabel Pires, encerrou a parte da manhã da reunião do Conselho Deliberativo da Febrafite, que aconteceu nesta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, apresentando sua pesquisa sobre a ética fiscal do contribuinte.
Isabel apresentou aos participantes sua pesquisa de doutorado Ética fiscal do contribuinte na visão do agente fiscal, que objetiva coletar dados sobre o comportamento dos contribuintes no que se refere à evasão fiscal e vinculá-la com outras variáveis relacionadas.
Segundo Isabel, a a percepção da ética fiscal dos contribuintes na visão da autoridade fiscal é um ponto de partida para entender este fenômeno e suas variantes e pode ser um dos fatores determinantes na melhoria do cumprimento fiscal e conseqüente diminuição das taxas de evasão fiscal. “Um primeiro estudo empírico foi realizado entre os auditores fiscais da Receita Estadual do Ceará e neste segundo momento, será expandida aos profissionais do Fisco de todas as unidades da Federação”, informou.
Nos próximos dias, a Febrafite vai disponibilizar o formulário eletrônico da pesquisa que faz parte do projeto de doutorado em Administração Pública, desenvolvido no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, de Portugal.
Fonte: Ascom/Febrafite
Foto: Ascom/Febrafite