Como ficam os serviços no RS com a flexibilização das atividades na bandeira preta

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Estado permanece classificado com risco altíssimo de transmissão e contágio do coronavírus, mas comércio não essencial, restaurantes e salões de beleza podem funcionar

19/03/2021 – 21h47minAtualizada em 21/03/2021 – 14h56min

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Reprodução / Governo do RS
Todo o Estado está em altíssimo risco para o coronavírusReprodução / Governo do RS

 O Rio Grande do Sul permanecerá na bandeira preta, no modelo de distanciamento controlado, na próxima semana. No entanto, o governador Eduardo Leite anunciou a volta da cogestão, que permite a flexibilização das atividades. Comércio não essencial, salões de beleza e restaurantes podem voltar a funcionar.  

 A liberação das atividades depende, no entanto, das prefeituras, que podem adotar a cogestão, com regras da bandeira vermelha, ou manter as medidas da bandeira preta. A volta da cogestão foi suspensa por liminar no final da noite de sexta, mas a decisão foi revertida no domingo.

Confira como ficam as atividades

Supermercados
Podem receber clientes, com restrições, das 5h às 22h. Das 22h às 5h, apenas delivery.

Farmácias
Podem receber clientes presencialmente sem restrições de horário, desde que o distanciamento seja respeitado

Comércio e serviços essenciais
– De segunda a sexta-feira: pode receber clientes, com restrições de distanciamento
– Sábado, domingo e feriado: pode funcionar, com restrições de distanciamento
– Presença máxima de uma pessoa para oito metros quadrado de área
– Exigência de cartaz com número máximo de pessoas
– Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco  

Comércio não essencial
– De segunda a sexta-feira: podem receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h
– Das 20h às 5h, somente delivery
– Sábado, domingo e feriado: fechado, somente delivery
– Presença máxima de uma pessoa para oito metros quadrado de área
– Exigência de cartaz com número máximo de pessoas
– Horário preferencial para quem pertence a grupo de risco 

Restaurantes, bares, lanchonetes
– De segunda a sexta-feira: podem receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 18h
– Das 18h às 20h, somente pegue e leve e delivery
– Das 20h às 5h, somente delivery
– Sábado, domingo e feriado: ficam fechados para clientes presenciais
– Lotação máxima de 25%
– Distanciamento de dois metros entre as mesas
– Máximo de quatro pessoas por mesa
– Proibido música ao vivo

Serviços de higiene (cabeleireiro, barbeiro e estéticas)
– De segunda a sexta-feira: podem receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h
– Das 20h às 5h, deve permanecer fechado
– Sábado, domingo e feriado: fica fechado
–  Máximo de uma pessoa para oito metros quadrados de área

Serviços de higiene e alojamento de animais (pet shops)
– Lotação máxima de 25% de trabalhadores
– Atendimento individual, sob agendamento, tipo pegue e leve

 Serviços de educação física (academias, piscinas)
– Exclusivo para atividade individual com fins de manutenção da saúde
– Lotação de uma pessoa para cada 32m² de área útil de circulação
– Obrigatoriedade de cartaz com número máximo de pessoas
– Grupo de no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado

Praias, praças e parques
– A permanência em praças, parques e faixas de areia de água doce ou de água salgada segue vedada. O banho de mar também continua proibido
– Fica permitida a prática de esporte aquático individual 

 Feiras ao ar livre
– Deixa clara a inclusão e a autorização de comércio de produtos alimentícios em feiras livres de produtos alimentícios agrícolas
– Distanciamento de três metros entre as barracas

 Missas e serviços religiosos
– Lotação máxima de 10%, limitada a 30 pessoas
– Distanciamento entre grupos não coabitantes

 Hotéis e alojamentos
– Lotação máxima de 50% nos estabelecimentos que tenham o Selo Turismo Responsável
– Lotação máxima de 30% nos estabelecimentos sem Selo Turismo Responsável
– Áreas comuns fechadas em todos os estabelecimentos

Clubes sociais e esportivos
– Fechamento de áreas comuns para lazer
– Academias e piscinas conforme protocolo “Serviços de Educação Física” (veja protocolo acima)
– Permitida a prática de esportes coletivos (duas ou mais pessoas) exclusivo para atletas profissionais

Competições esportivas
– Somente mediante autorização do Gabinete de Crise
– Jogos de campeonato de futebol (FGF, CBF, Conmebol) somente após as 20h

 Serviços (sindicatos, conselhos, imobiliárias e consultorias etc.)
– Reforço teletrabalho/teleatendimento
– Lotação máxima de 25% dos trabalhadores
– Atendimento individual, sob agendamento

Serviços domésticos (faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás e jardineiros etc.)
– Obrigatório uso correto da máscara por empregados e empregadores

Transporte rodoviário fretado, metropolitano, executivo/seletivo, intermunicipal e interestadual
– Lotação máxima de 50% dos assentos (janela)
– Uso contínuo e correto de máscara
– Janelas ou alçapão abertos e/ou sistema de renovação e ar

Transporte coletivo urbano ou metropolitano
– Lotação máxima de 50% da capacidade do veículo
– Uso contínuo e correto de máscara
– Janelas ou alçapão abertos e/ou sistema de renovação e ar

Indústria e construção civil
– Lotação máxima de 75% lotação de trabalhadores
– Distanciamento interpessoal nos postos de trabalho e nos refeitórios

Parques temáticos, de aventura, jardins botânicos e zoológicos etc.
– Lotação máxima de 25% de trabalhadores, exclusivo para manutenção
– Sem atendimento ao público

Teatros, auditórios e casas de espetáculos
– Inclusão de autorização de lotação máxima de 50% de trabalhadores, limitado a 30 pessoas, exclusivo para captação de produção audiovisual (lives)
– Sem atendimento ao público

Museus e bibliotecas
– Lotação máxima de 25% de trabalhadores, exclusivo para manutenção
– Sem atendimento ao público

Cinemas, drive-in, feiras, congressos, eventos sociais e corporativos, festas, festejos e procissões
– Não autorizados


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