A segunda edição do Conversas Digitais abordou nesta quarta-feira(12/08) os avanços da inovação nos processos de arrecadação tributária nacional, assim como os seus reflexos junto à sociedade. O debate, transmitido pelo Facebook, contou com as participações de Álvaro Bahia, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia e coordenador técnico do Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais (ENCAT), de Ricardo Neves Pereira, subsecretário da Receita Estadual, e Karen Lopes, diretora de Soluções Digitais da Procergs.
Durante o encontro virtual, os debatedores demonstraram o mesmo ponto de vista acerca dos benefícios que a tecnologia agrega na sua relação com o contribuinte, convergindo com o pensamento de que a transformação digital é a responsável por uma grande revolução neste momento em curso no país, que é a da simplificação de processos. “O governo é o maior gerador de dados na sociedade e a tecnologia propicia que os utilizemos de forma inteligente para prestar melhores serviços públicos nas mais diversas áreas”, disse a diretora de Soluções Digitais da Procergs, Karen Lopes.
Para o subsecretário da Fazenda, Ricardo Neves Pereira, além da simplificação, é fundamental também que o cidadão tenha segurança jurídica nas operações que realiza. “É o que queremos para a Reforma Tributária do Estado hoje em curso. Nós temos um projeto chamado Conformidade Cooperativa, que é disruptivo, e que a gente entende que pode ter um início de uma reforma tributária digital”, observou durante o debate.
Já Álvaro Bahia, coordenador técnico do Encontro Nacional dos Administradores e Coordenadores Tributários Estaduais (ENCAT), observou o fato de vivermos em um mundo em constante disrupção, intensas mudanças e inovações a todo instante. “E isso ocorre porque novas tecnologias exponenciais aceleram essa nova economia, trazendo novas formas de interação e, por consequência, a necessidade de se aplicar novos modelos de gestão”.
Conversas Digitais é uma iniciativa Procergs e da Secretaria de Governança e Gestão (SGGE) com apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).É um seminário online que, em forma de bate-papo com atores relevantes nas áreas de tecnologia e governo, coloca em pauta o governo digital.
Texto: Ascom Procregs