No mês do aniversário de 25 anos da Febrafite, dirigentes de 19 entidades filiadas, reuniram-se no dia 30/04, na capital mineira, para a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Federação de 2017. A assembleia segue até hoje (31), no Hotel Radisson Blu. O presidente da Afisvec, Abel Henrique Ferreira, acompanhado da diretora de Comunicação, Tanísia Vilariño e o diretor-Adjunto, Adalberto Cuczynski, participaram do evento.
Coordenado pelo presidente da Federação, Roberto Kupski, o evento é trimestral e representa uma oportunidade de reunir diretoria e membros do Conselho Deliberativo da entidade, que juntos discutem temas pertinentes à categoria do Fisco estadual.
Pela manhã, a AGO apreciou o relatório do Conselho Fiscal e aprovou por unanimidade as contas do exercício de 2016, bem como, o relatório de atividades. Logo após, o Conselho discutiu os temas da pauta com destaque para: “Movimento: Pensando a Febrafite” e “Valorização das Administrações Tributárias e Lei Orgânica do Fisco”, assunto que provocou intensa e qualificada discussão.
“A Federação deve pensar estrategicamente, considerando o perfil de cada associação filiada, qual é a atuação que devemos ter?”, indagou o diretor de Estudos Tributários da Febrafite e presidente da filiada Auditece, Juracy Braga Soares.
Na mesma linha, o presidente da Afisvec, Abel Henrique Ferreira destacou as restrições da lei de responsabilidade face à Emenda Constitucional 42, naquilo que se refere à administração tributária. “O cidadão tem que saber que a arrecadação de tributos é essencial ao custeio da saúde, educação e segurança depende do auditor fiscal”, ponderou o Auditor.
A AGO está sendo organizada pela entidade anfitriã, Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (Affemg), representada pelo seu presidente Sinval Pereira e a diretora-adjunta Financeira e vice-presidente da Febrafite, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni (Papá).
Entre os temas que ainda serão abordados, além de ações de âmbito nacional e também nos estados, a atuação parlamentar das entidades contra a reforma da previdência, sobre a proposta de reforma tributária, o Movimento Viva e o 11º Congresso Nacional, 6º Internacional e 2º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais que acontece nos dias de 11 a 14 de junho deste ano, em Fortaleza (CE).
Nesta sexta-feira, também acontecerá o encontro dos dirigentes dos planos de saúde do Fisco estadual brasileiro.