Governo estadual fechou o primeiro semestre deste ano com déficit orçamentário de R$ 1,55 bilhão, mais do que o dobro do registrado em igual período de 2017
Não vão bem as finanças do RS. O primeiro semestre fechou com rombo de R$ 1,55 bilhão, alta de 146,5% em relação ao mesmo período de 2017.
Com a queda nas projeções de crescimento do país e o impacto da greve dos caminhoneiros, a previsão da Secretaria da Fazenda é de que o 13º salário dos servidoresfique para 2019. O órgão atribui as dificuldades ao cenário econômico brasileiro, que vem registrando piora depois de um início de ano com perspectivas otimistas, e argumenta que a situação poderia ser ainda pior sem as medidas de ajuste fiscal adotadas desde 2015.
A normalização dos pagamentos vinha sendo considerada vital por integrantes do MDB para viabilizar a tentativa de reeleição do governador José Ivo Sartori, tanto quanto a adesão ao regime de recuperação fiscal, outra iniciativa que patina. A seguir, confira o balanço do semestre e entenda o desempenho das finanças públicas no período.
Entenda o desempenho das contas do Estado no infográfico: