O presidente da União Gaúcha pela Defesa da Previdência Social e Pública, Cláudio Martinewski, qualificou a proposta de Reforma da Previdência como “preocupante” e disse que o governo parece ter confundido a pauta. “Não tem características de reforma estrutural previdenciária. Pelo contrário, parece muito mais proposta de ajuste fiscal. Vai empobrecer ainda mais a população, como ocorreu com as reformas desastrosas no Chile e no Peru”, apontou.
Martinewski também criticou e elevação das exigências para a aquisição da aposentadoria, com aumento da idade mínima e do período de contribuição, além da alteração no modelo de cálculo, o que irá, segundo ele, reduzir valores alcançados pelos aposentados.
“Exigir 40 anos de contribuição para atingir o teto é uma verdadeira utopia em um país com alto índice de desemprego em sua história, onde os contratos de trabalho se desfazem sem justo motivo e a cada crise os empresários não hesitam em dispensar seus empregados”, disse. Martinewski comentou que acredita que a viabilidade política da proposta, sem alterações, irá esbarrar em mobilização popular no país.
Fonte: Correio do Povo