Projeto realizou seu primeiro atendimento no abrigo da AFISVEC
Em maio, enquanto o Rio Grande do Sul enfrentava a maior enchente da sua história, a dentista Cláudia Farias encontrou um motivo para trazer de volta um antigo projeto, que beneficiaria centenas de pessoas alojadas em abrigos da região de Porto Alegre.
O projeto Espalhando Sorrisos, liderado por Claudia, tomou forma durante o período da enchente e visitou diversos abrigos, levando informações sobre cuidados bucais e realizando atendimentos pontuais. Os pacientes foram cadastrados em uma lista e continuam recebendo cuidados diretamente no consultório da dentista. “Atendemos mais de 100 pacientes, cada um com várias intervenções a serem feitas. Estamos buscando reabilitar cada um da forma mais integral possível. Cadastramos alguns pacientes de diferentes abrigos e agora atendo em meu consultório particular duas manhãs por semana, reduzindo para uma manhã por semana recentemente”, explica.
Na sede social da AFISVEC, que se transformou em abrigo nesse período triste da história e abrigou cerca de 200 pessoas, o projeto atendeu Paulo Henrique, que buscou refúgio após sua casa ser invadida pela água. Durante a conversa, descobriram que ele usava uma compressa com gasolina para aliviar a dor. Na última semana, Paulo finalizou o tratamento e já conseguiu um novo emprego. “Quase três meses depois das enchentes, podemos afirmar que nosso trabalho está surtindo efeito. Estamos conseguindo reabilitar várias famílias e renovando suas esperanças de uma vida melhor, um emprego e uma nova chance”, declara a dentista. Segundo ela, ver pacientes que nunca tiveram acesso a tratamentos ortodônticos começarem a cuidar de si mesmos e se sentirem motivados é algo inestimável.
O projeto, que tem suas ações viabilizadas por meio de doações, tem contado com a ajuda de apoiadores para manter os atendimentos. A AFISVEC tem sido um desses colaboradores. Com as doações recebidas na campanha de arrecadação, realizada pela AFISVEC no período mais crítico da enchente, tem sido possível auxiliar o projeto. Para o presidente Eduardo Jaeger tem sido gratificante colaborar com as ações realizadas pelo “Espalhando Sorrisos”. “Eles continuaram atendendo as pessoas vítimas da enchente, doando seu tempo e mão de obra. A devolução do sorriso a uma pessoa aumenta muito sua autoestima, o que pode impulsionar a reconstrução da sua vida no pós enchente.” declarou.