Febrafite recebe Prêmio Transparência e Fiscalização Pública em cerimônia na Câmara dos Deputados

Compartilhe

Deputado Jorge Solla (PT-BA) entrega o prêmio a Rodrigo Spada, presidente da Febrafite. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Febrafite recebeu, na manhã desta quarta-feira (14), o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2022, promovido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e pela Secretaria da Transparência da Câmara dos Deputados. 

A premiação, que foi entregue em uma cerimônia realizada na Câmara, é destinada a pessoas e entidades da sociedade civil cujos trabalhos ou ações tenham se destacado na causa da transparência e fiscalização na gestão administrativa, patrimonial e dos recursos públicos. O reconhecimento dos parlamentares é pela contribuição da Febrafite em busca da justiça fiscal e social do país, contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema tributário e fomentando a cidadania fiscal, por meio do Prêmio Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

Ao receber o troféu, o presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, agradeceu aos patrocinadores do Prêmio Ncional de Educação Fiscal, aos presidentes de gestões anteriores que trabalharam pela iniciativa –Lirando e Azevedo Jacundá, Roberto Kupski e Juracy Soares –, e à atual coordenadora-geral da premiaçã, Maria Aprecida Meloni, Papá.

Spada destacou que a iniciativa de educação fiscal já impactou mais de duas mil escolas, dezenas de milhares de estudantes e distribuiu mais de R$ 500 mil em prêmios. 

O presidente da Febrafite ainda afirmou que “o tributo é a porta de entrada para a cidadania” e defendeu mudanças no sistema tributário brasileiro. 

“Nosso sonho para o futuro é que tenhamos um sistema tributário mais simples. Nosso sistema é perverso porque onera excessivamente as camadas mais baixas da população e também onera excessivamente o contribuinte porque é muito complexo. Então a gente espera ter um sistema mais simples, que seja mais transparente, porque o nosso sistema é opaco; a maior parte dos cidadãos paga e não sabe que paga porque o tributo está embutido nos produtos”, disse. 

A indicação da Febrafite foi feita pelo deputado Reginaldo Lopes, líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados. Nesta quarta, quem entregou a premiação a Spada foi o deputado Jorge Solla (PT-BA). Também estiveram presentes na cerimônia o Diretor Financeiro da Febrafite, Valter Agapito, e o conselheiro de Finanças da Embaixada da Espanha, Francisco Javier Sánchez Gallardo.


Compartilhe