Ferramenta de gestão e transparência de férias é disponibilizada no APP Servidor RS e no sistema IF-RHE

Compartilhe

imagem escrito tesouro do estado
– – Foto: DivulgaçãoDownload HD

O Sistema Interface-RHE (IF-RHE) passou a contar recentemente com uma nova funcionalidade: o Módulo de Férias IF-RHE. A novidade, desenvolvida pela Divisão de Gestão da Folha de Pagamento do Tesouro do Estado (DGF/TE), busca proporcionar a gestão eficiente de férias e possui integração com o app Servidor RS.

A ferramenta, construída em parceria com a empresa Numeria, possibilita ao servidor que solicite o agendamento de suas férias, altere o período solicitado, aceite alterações e acompanhe o processo. À chefia são permitidas as ações de agendamento, aprovação, alteração de período solicitado e interrupção de férias, além do acompanhamento dos processos de todos os servidores a ela vinculados.

O desenho do fluxo de férias para os servidores estatutários no RS, bem como as mensagens de alerta, foi feito com base no Decreto nº 53.144/16. Conforme explica a chefe da DGF, Juliana Debaquer, uma das preocupações centrais ao automatizar o processo foi que os servidores, RHs e gestores fossem notificados quanto aos prazos legais para evitar o acúmulo de dois períodos de férias vencidos ou de registro de justificativa de acúmulo de férias.

Assim, 180 dias antes do término do período para lançamento das férias, o sistema envia um comunicado ao servidor e à sua chefia; faltando 60 dias, o RH institucional é também avisado e, restando 30 dias para expirar o prazo, é requisitado ao gestor que proceda o agendamento de férias do subordinado ou a justificativa de acúmulo no RHE, situação excepcional em que o servidor tem sua data limite para fruição prorrogada em seis meses.

Juliana considera que esse fluxo é essencial para que os gestores sejam informados em tempo hábil para efetuar o planejamento efetivo da escala de férias de cada equipe de trabalho. Além disso, acrescenta a fazendária, “dá transparência ao processo e autonomia ao servidor para que ele possa solicitar suas férias de maneira digital”.

Para o secretário adjunto da Fazenda, Jorge Luís Tonetto, a autonomia das pessoas para administrar suas férias é um fator de motivação que deve ser preservado, contribuindo para a saúde do trabalhador, para o aumento da produtividade e para a qualificação do serviço. Nesse sentido, “a ferramenta está muito boa, pois respeita várias instâncias e dá muitas oportunidades para que o servidor planeje o melhor momento para gozar de seu direito”, avalia.

O projeto Férias IF-RHE foi dividido em quatro entregas: 1) Férias CLT e 2) Férias Estatutário, fases que já foram implementadas, e 3) Férias Administração Indireta e 4) Solução Férias por Carga, direcionado às carreiras do Magistério, Brigada Militar e Polícia Civil, fases que devem ser lançadas em breve.

Para acessar a funcionalidade, visite o link www.ifrhe.rs.gov.br ou acesse o APP Servidor RS (saiba como baixar o aplicativo clicando aqui?)

Em caso de dúvidas, consulte o manual de utilização, ou contate pelo e-mail atendimento.dpp@sefaz.rs.gov.br.

Texto: Ascom Fazenda


Compartilhe