

Com a presença do governador Eduardo Leite e de autoridades estaduais, o diretor de Patrimônio da AFISVEC, Marcelo Spilki, tomou posse como presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS). O presidente da AFISVEC, Eduardo Jaeger, participou da solenidade, realizada no Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre.
O Conselho Superior da AGERGS empossou, na tarde desta segunda-feira (15), Marcelo Spilki como Conselheiro-Presidente da Agência para o biênio 2025–2027. Ele foi eleito por aclamação, juntamente com o conselheiro Lucas Fuhr, que assume a presidência substituta. A cerimônia reuniu autoridades estaduais, representantes de concessionárias, membros do Ministério Público e servidores.


Ao prestigiar o ato, o governador Eduardo Leite destacou o papel estratégico da AGERGS na qualificação dos serviços públicos delegados e ressaltou o perfil técnico de Spilki, bem como a importância da regulação para o equilíbrio institucional e a modernização do Estado.
Em seu pronunciamento, Marcelo Spilki agradeceu a confiança do Conselho Superior e reafirmou o compromisso com uma gestão pautada pela eficiência regulatória, transparência e diálogo com o poder concedente, concessionárias e usuários, com foco na melhoria dos serviços prestados à população gaúcha. Para o presidente da AFISVEC, a posse de Spilki representa uma vitória importante para todos os Auditores Fiscais, pois comprova o grau de competência e qualidade técnica dos profissionais da Receita Estadual e o comprometimento com os serviços públicos.
Criada em 1997, a AGERGS é responsável pela regulação de serviços essenciais como saneamento, energia elétrica, transporte intermunicipal e metropolitano, rodovias concedidas, gás canalizado e travessias hidroviárias, garantindo equilíbrio entre Estado, empresas e usuários.




