Contribuinte pode corrigir eventual problema antes de ser notificado pela Receita Federal
O Rio Grande do Sul teve 60.090 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física retidas na malha fina. O número representa 2,57% das mais de 2,338 milhões de declarações entregues à Receita Federal entre março e setembro de 2020.
A maior parte das declarações retidas — 75,15% — são declarações com direito a restituir imposto. Entre os principais problemas encontrados pelo fisco estão a omissão de rendimentos de titulares e dependentes e questões relacionadas à deduções, principalmente de despesas médicas.
No país, 910.996 declarações caíram na malha fina, de um total de 33.288.672.
O contribuinte pode verificar se caiu na malha final acessando o Extrato do Processamento da DIRPF, no site da Receita Federal. Ao confirmar a pendência, é possível fazer uma declaração retificadora, sem sofrer qualquer multa ou penalidade. Mas um detalhe importante, a retificação não pode ser feita após o contribuinte ser notificado.
Se preferir, o contribuinte pode aguardar ser notificado pela Receita Federal para, então, apresentar a documentação que justifique a pendência. Outra possibilidade é apresentar, de forma virtual, os documentos e comprovantes que atestam os valores declarados e que foram apontados como pendência.
Fonte: Zero Hora