Solução oferece maior segurança de dados e simplifica comunicação entre prestadores e o IPE Saúde
O IPE Saúde e a Procergs implantaram neste mês o Sistema de Notas de Cobrança. Trata-se de um sistema usado pelos prestadores de serviço do IPE Saúde (consultórios, clínicas, laboratórios, pronto-atendimentos e hospitais) para cobrar os serviços médicos prestados aos usuários do plano. No ar desde o dia 1º, o Sistema de Notas de Cobrança (sistema web Java) vai, gradativamente, substituir o atual Sistema IpeWin, que é usado desde de 2004 para tais cobranças – e que deve ser instalado localmente nas máquinas dos prestadores.
Com o novo sistema, não há necessidade de instalação pelo usuário, há uma interface mais moderna, que simplifica a realização do trabalho, facilita o suporte aos prestadores(tanto por parte do IPE Saúde como pela Procergs), além de existir maior segurança de dados e mais agilidade na comunicação entre prestadores e o IPE Saúde. O gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação do IPE Saúde, Renato Delazeri, explica que as conferências de informações acontecem em tempo real e aponta os benefícios para os prestadores. “Não há mais a necessidade um especialista fazer instalação do sistema em uma máquina – o prestador se conecta a partir de um link, que pode ser acessado de qualquer aparelho”, ressalta.
O atual sistema, que será substituído pela nova solução, é usado por cerca de 10 mil prestadores do IPE Saúde para realizar a cobrança de serviços prestados a um público de mais de um milhão de segurados. Os valores movimentados no sistema totalizam cerca de R$ 2,4 bilhões por ano. Também trafegam pelo sistema em torno de 6 milhões de documentos anualmente, entre laudos médicos e documentos de auditoria. Em um primeiro momento, a solução está disponível para o atendimento complementar, que engloba exames de consultórios e laboratórios – posteriormente, a solução será expandida para todos os demais serviços.
Raquel Schneider – Ascom IPE Saúde
– Foto: IPE Saúde – Divulgação