O governador Eduardo Leite participou, na noite desta terça-feira (2/7), da posse da nova diretoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), associação civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários fundada em Porto Alegre. Em cerimônia na Associação Leopoldina Juvenil, a presidente Giovana Stefani passou o comando para o gestor de investimentos Pedro De Cesaro, que ficará no cargo por um ano.
Leite parabenizou a nova diretoria, expressando que as convergências que unem quem está lutando pela retomada econômica do RS serão sempre maiores que as divergências.
“O IEE garantiu grande relevância ao ter a ousadia de defender a participação do setor privado em funções que eram do Estado. Se chegamos ao tempo no qual essa discussão está tomando espaço, é graças à dedicação de pessoas que acreditam no importante papel que a iniciativa pode oferecer na prestação de serviços”, afirmou Leite.
Durante a cerimônia de posse, o governador recebeu a notícia de que todos os projetos que estavam sendo votados na Assembleia Legislativa, que propunham a privatização da CEEE, da CRM e da Sulgás, haviam sido aprovados pelos deputados.
“Essas vitórias são ponto de partida, não de chegada. Isso vai significar, para o RS, nos próximos anos, um processo de modernização em que se ganha duplamente: ganhamos investimento privado e redução do déficit público”, explicou.
O evento contou com uma palestra do intelectual Roger Scruton, um dos expoentes do pensamento conservador contemporâneo, e professor na Inglaterra e nos Estados Unidos. Antes da posse, também foram entregues premiações a associados do instituto.
O novo presidente do IEE, Pedro De Cesaro, em sua fala, comentou o momento da política brasileira, exaltando a equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro, que descreveu como sendo “verdadeiramente liberal.” Ele agradeceu a toda a equipe do IEE, que se dedica a colocar em prática a agenda liberal do instituto. “Quero trabalhar para que a chama da liberdade que me atingiu se acenda em muitos outros”, disse.
Nova diretoria
O gestor de investimentos Pedro De Cesaro tem 32 anos e é associado ao IEE desde 2015. Foi vice-presidente do instituto na gestão 2018/2019 e diretor do Fórum da Liberdade em 2018. É formado em Administração e Marketing pela ESPM e tem MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getulio Vargas. Além disso, tem certificação internacional em planejamento financeiro pela Financial Planning Standards Board (FPSB).
A nova diretoria também é formada por Júlia Evangelista Tavares (vice-presidente), Marcelo Bertuol (diretor Financeiro), Bárbara Veit (diretora de Eventos), Sillas Neves (diretor de Formação), Theodora Cioccari (diretora de Comunicação) e Roberto Andrade (diretor de RI e do Fórum da Liberdade).
Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom