
Uma cerimônia emocionante marcou a formatura de 135 alunos, incluindo 32 indígenas das tribos Kaigang e Guaranis, do NCC Belém. O evento foi realizado no dia 10 de dezembro, no CTG Lanceiros Zona Sul, em Porto Alegre e destacou a importância da inclusão digital e da capacitação para as comunidades locais.
Os formandos indígenas completaram um curso de informática básica, que representa um avanço significativo em direção à educação digital. O Núcleo é único no Estado do Rio Grande do Sul e um dos 32 credenciados no Brasil junto ao Ministério das Comunicações.
Os outros 103 formandos participaram de cursos de informática básica, intermediária, Excel, design gráfico e reciclagem de computadores. Essas iniciativas visam não só desenvolver habilidades técnicas, mas também criar oportunidades para o crescimento profissional e pessoal dos participantes.
O evento foi financiado pelo Ministério das Comunicações, que também apoia a busca por máquinas para reciclagem em todo o Estado. Os computadores reciclados são direcionados a instituições indicadas pelo Ministério, com foco em escolas públicas. A iniciativa já se estendeu para Santa Catarina, onde equipamentos reciclados também foram entregues.
“Estamos muito felizes em ver o progresso que esses jovens fizeram. A educação é a chave para um futuro melhor, e estamos aqui para garantir que todos tenham acesso a ela”, destacou o diretor financeiro do Núcleo e associado da AFISVEC, Werno Lunge.
De acordo com o diretor, a educação e a profissionalização são prioridades para o Núcleo, que busca transformar vidas e comunidades.



