Nova versão do Simprev 2.0 será apresentada a servidores públicos nesta sexta

Compartilhe

Reprodução da capa do site do Simprev
– – Foto: ReproduçãoDownload HD

Entre outras funcionalidades, ferramenta auxilia na tomada de decisão sobre mudança de Regime de Previdência após instituição do Benefício Especial

Servidores estaduais poderão entender melhor como funciona o Simprev 2.0, um simulador que apresenta cenários de aposentadoria, que será tema de uma live no próximo dia 9, às 15h. A ferramenta foi disponibilizada aos servidores em 2017, quando da instituição no Estado da Previdência Complementar. Com as últimas mudanças ocorridas na previdência, o Simprev 2.0 foi atualizado para ajudar os servidores a avaliar cenários a partir da recente reforma previdenciária e também a partir da aprovação do Benefício Especial, ocorrida em agosto, pela Assembleia Legislativa. O Benefício Especial é voltado a civis ativos de todos os Poderes, que ingressaram no serviço público antes de agosto de 2016 e que recebam remuneração acima de R$ 6.101,06 (atual teto do RGPS).

Na live que será transmitida pelo Youtube do governo do Estado, o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, apresentará as funcionalidades do Simprev 2.0, com o qual cada servidor pode avaliar, a partir da sua ótica particular, os impactos da migração do regime próprio para a Previdência Complementar.

O Simprev foi desenvolvido com o apoio de diversas áreas do serviço público a fim de facilitar a tomada de decisão, pois permite uma avaliação a partir de premissas que podem variar ao longo do tempo quanto ao valor da aposentadoria do servidor e das economias proporcionadas em cada alternativa. A tecnologia simulará situações para os diferentes regimes previdenciários existentes no serviço público, compatibilizando-os às diretrizes do projeto atual.

Segundo Jatene, o sistema amplia cálculos atuariais e estatísticos para permitir a análise individual. “O Benefício Especial é um incentivo à migração, mas a decisão é particular de cada servidor”, ressalta Jatene.

Conforme a coordenadora do projeto do Simprev 2.0, Silvia Motta, que também participará da Live, o instrumento subsidia a decisão do servidor sobre permanecer vinculado à regra previdenciária atual ou migrar para o Regime de Previdência Complementar (RPC). “O Simprev está integrado às informações do Sistema RHE, possibilitando que com poucas inclusões de dados o servidor possa obter projeções dos benefícios futuros calculadas sobre o histórico de remunerações, bem como de outras premissas escolhidas pelo próprio servidor, personalizando cada simulação”, explica. O sistema pode fazer todas as simulações de aposentadoria considerando adesão ao RPC, permanência no regime atual, inscrição à RS-Prev, contribuição facultativa, benefício especial, com integração com o histórico de salários do sistema de Recursos Humanos do Estado (RHE), abrangendo servidores de todos os Poderes e órgãos autônomos.

Texto: Ascom Sefaz


Compartilhe