Novo ciclo de lives do Diálogos Setoriais vai analisar desempenho de dois setores econômicos

Compartilhe

Transmissões online ocorrem nesta quarta-feira (21/06), com a apresentações de indicadores do setor varejista e da indústria de máquinas e equipamentos

Um novo ciclo de lives do Diálogos Setoriais, promovido pela Receita Estadual, começa nesta quarta-feira (21/06). Com transmissão aberta ao público pelo canal da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) no YouTube, dois setores econômicos gaúchos terão seus indicadores econômicos analisados em encontros virtuais que reúnem representantes do governo estadual e do setor privado. O objetivo dos encontros é avaliar o contexto setorial e encontrar soluções para ampliar a competitividade das cadeias produtivas do Estado.

A primeira live desta rodada de conversas terá como foco o setor de varejo, a partir das 9h. Na sequência, às 14h, será a vez de abordar o desempenho econômico do setor de máquinas e equipamentos.

“São apresentadas informações como volume de vendas, compras, bens de capital, fluxo interestadual de mercadorias, entre outras. A divulgação desses dados serve como mais uma fonte qualificada de informações para a sociedade e se encaixa no compromisso da Receita Estadual de ampliar os canais de diálogo com os agentes econômicos do Estado”, afirma o subsecretário adjunto da Receita Estadual e coordenador do Desenvolve RS, Giovanni Padilha.

As lives estão inseridas no contexto do Desenvolve RS, programa apoiado no conceito basilar da transparência que visa ampliar o diálogo entre o fisco, os setores produtivos e a sociedade como um todo. “Na prática, o objetivo principal é subsidiar o aperfeiçoamento de políticas públicas, em especial as tributárias, e oferecer informações relevantes sobre o comportamento econômico e tributário dos setores econômicos no Rio Grande do Sul”, explica a auditora-fiscal da Receita Estadual, Katia Gisele de Souza.

O Desenvolve RS é composto por três principais iniciativas: as lives Diálogos Setoriais, a Revista RS360º, que consolida, mensalmente, o material produzido sobre os indicadores econômico-tributários dos setores, além de entrevistas, artigos e outras atrações sobre o universo tributário, e o site Receita.Doc, em que constam diversas publicações técnicas elaboradas Receita Estadual, como a própria Revista RS360º.

Dados setoriais

De acordo com levantamento da Receita Estadual, o varejo observou uma elevação de 1,3% nas vendas no último trimestre (abril, março e fevereiro) em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação com o trimestre anterior (janeiro de 2023, dezembro e novembro de 2022), o agregado de comercialização sofreu um recuo de 9,1%. No recorte dos últimos 12 meses, o setor observou um crescimento de 2,5% – apesar da elevação, esse é o menor percentual registrado no período.

Já a indústria gaúcha de máquinas e equipamentos apresentou uma sólida expansão nos últimos 12 meses, alcançando expansão de 24,3% nas vendas acumuladas nos últimos 12 meses. O volume de comercialização no período foi de R$ 68,50 bilhões. A ampliação das vendas foi consistente ao longo dos últimos quatro trimestres, superando todos os iguais períodos do ano anterior. Os dados estão publicados na 8ª edição da Revista RS360, lançada na última sexta-feira (16/6).

A entrevista desta edição é com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo. Na conversa, o gestor da pasta fala sobre a promoção de políticas de incentivos fiscais voltadas ao desenvolvimento regional e setorial, como o Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS), operado em parceria com a Sefaz-RS. O titular da pasta também aprofunda o andamento das iniciativas para aprimorar e ampliar o desenvolvimento dos setores produtivos.

Veja as datas e os horários das lives:

Setor: Varejo

Data: 21/06 (quarta-feira)

Horário: 9h

Setor: Máquinas e equipamentos

Data: 21/06 (quarta-feira)

Horário: 14h

Texto: Ascom Sefaz


Compartilhe