A atuação com base em três grandes objetivos – apoio ao desenvolvimento econômico, sustentabilidade fiscal e qualidade na prestação de serviços públicos – deverá conduzir a nova gestão do Tesouro do Estado que tomou posse nesta terça-feira (22), na Secretaria da Fazenda.
O subsecretário Bruno Queiroz Jatene e os secretários-adjuntos – Eduardo Rosemberg Lacher, Elói Astir Stertz e Guilherme Correa Petry – foram empossados com Nelson Alexandre Korman – chefe de gabinete, juntamente com a equipe diretiva que, entre outras tarefas, cuidará das despesas públicas, como o pagamento da folha dos servidores, dívida, fornecedores e precatórios.
“A função do Tesouro do Estado é ainda mais relevante neste momento de crise e não faltarão a esta equipe dedicação e transparência”, disse Jatene, citando como um dos principais desafios o pagamento em dia dos salários dos servidores, meta determinada pelo governador Eduardo Leite.
O secretário Marco Aurelio Cardoso, acompanhado do adjunto da pasta, Jorge Luis Tonetto, agradeceu à equipe do Tesouro por ter aceito o desafio de trabalhar pelo ajuste fiscal que não é um fim, mas o caminho para um Estado mais desenvolvido e com qualidade de vida. “A Secretaria da Fazenda tem um papel fundamental para o crescimento do Estado, unindo o público e o privado. Os servidores são a solução neste processo, colocando à disposição da sociedade sua experiência e competência”, afirmou o secretário da Fazenda, referindo-se aos servidores que assumem as novas funções.
Estiveram presentes na cerimônia de posse o presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota; o presidente da Procergs, Antônio Ramos, além de representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS), da Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Conselho Regional de Economia da 4ª Região, Conselho Regional de Administração, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e da OAB/RS. A cerimônia teve a presença de servidores e do presidente da Afisvec, Marcelo Ramos de Mello; do presidente do Sindifisco, Celso Malhani de Souza, e do presidente da Afocefe, Carlos Demartini Duarte.
Equipe Diretiva do Tesouro do Estado:
Bruno Queiroz Jatene – Subsecretário do Tesouro do Estado
Eduardo Rosemberg Lacher – Subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado
Elói Astir Stertz – Subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado
Guilherme Correa Petry – Subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado
Nelson Alexandre Korman – Chefe de Gabinete do Tesouro do Estado
Isabel Jorge – DPO (Divisão de Programação e Execução Orçamentária)
Nelson Roncarati Luz Pessoa de Souza – DEQG (Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto)
Marcelo Spilki – DPLAN (Divisão do Planejamento Financeiro e do SIAC)
Eroni Izaias Numer – DPROF (Divisão de Programação e Execução Financeira)
Felipe Rodrigues da Silva – DDIP (Divisão da Dívida Pública)
Elio Dornelles Andres Filho – DTDI (Divisão de Tecnologia e Desenvolvimento Institucional)
Carmen Karina Garcia Paiva – DDP (Divisão de Pagamento Pessoal)
Roberto Luiz da Luz Bertoncini – ASSON (Assessoria de Orientação e Normatização)
Diego da Silva Timmers – APLAN (Assessoria de Planejamento).
Texto: Ascom Sefaz
Edição: André Malinoski/Secom