A iniciativa vem ao encontro de diversas ações de transparência que têm sido adotadas pela Receita Estadual. O intuito é aproximar a Instituição da população, bem como possibilitar a participação ativa e viabilizar o acesso da sociedade às informações de interesse público.
OS NOVOS PAINÉIS
Por meio das novidades, qualquer pessoa pode ter acesso a gráficos e painéis contendo a evolução mensal e anual da arrecadação dos três impostos estaduais, incluindo uma visão geral dos valores por região e por município do Rio Grande do Sul. Em relação ao IPM, pode-se encontrar as porcentagens da arrecadação do ICMS destinadas a cada município gaúcho em um mapa interativo, além do detalhamento dos parâmetros utilizados para determinar tais valores.
O RECEITA DADOS
Lançado em 2017, o Portal Receita Dados é uma ferramenta de transparência disponibilizada pela Receita Estadual à sociedade. Por meio do site, a população pode acompanhar como se comporta diariamente a arrecadação de ICMS, a participação de seu município ou região no bolo tributário e conferir uma listagem que contém mais de 244 mil empresas que receberam algum tipo de incentivo fiscal por parte do Estado. Os conteúdos são apresentados em dados abertos, o que permite ao usuário fazer livremente análises e cruzamento das informações, além de estarem atualizados até o dia útil anterior.
Também são divulgadas no Portal as principais publicações da Receita Estadual, tais como o Relatório de Atividades Anual, o Relatório do IPM, o Demonstrativo das Desonerações Fiscais e o Demonstrativo das Perdas de ICMS com Exportações e Lei Kandir.
Outra iniciativa é a divulgação pública de um estudo da Receita Estadual com indicadores sobre a situação economia do RS. Os IDEE/RS (Índices de Desempenho Econômico dos Contribuintes de ICMS) aponta números sobre a atividade industrial, comercial e de serviços no âmbito do ICMS, facilitando a previsão de receitas e o acompanhamento da situação econômica do Estado.
Fonte: Receita Estadual