Prêmio Gestor Público 2017

Compartilhe

Os melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul foram conhecidos na última terça-feira, dia 07/11, na 16° edição do Prêmio Gestor Público, realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul.

A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS. (Afisvec).

O Presidente da Afisvec, Abel Henrique Ferreira, agradeceu, em seu discurso, a todos que trabalharam para a realização do evento, destacando a importância dessa premiação: “Optamos por premiar gestores públicos municipais, prefeitos e suas equipes, de modo que eles apresentem os projetos de destaque desenvolvidos pela sua gestão, com seus objetivos, metas e resultados obtidos para seus municípios. Com isso passamos a demonstrar às populações locais, como e onde parte dos tributos arrecadados pelos municípios são aplicados. O sucesso tem sido tanto, que hoje o Prêmio está em sua 16ª edição”.

Os Vencedores:

O projeto Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC), do município de Santa Cruz do Sul conquistou o troféu Prêmio Gestor Público Especial 2017, condecoração máxima do certame. O projeto de Santa Cruz, cidade localizada no Vale do Rio Pardo, a 150 Km de Porto Alegre, integra diversos órgãos da segurança pública municipal e visa racionalizar os custos de operações, agilizar e qualificar o atendimento à população. A iniciativa propicia a criação de projetos de atuações conjuntas entre a Brigada Militar, Guarda Municipal, Delegacia da Mulher e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O CISPC também sedia o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher.

O troféu destaque da 16ª edição do Prêmio Gestor Público, que tem como tema central “Segurança Pública: prefeitura atuante, comunidade segura”, ficou com o município serrano de Bento Gonçalves, que venceu com o projeto Multi Segurança Bento. Com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e proporcionar maior sensação de segurança à população, o projeto de Bento Gonçalves engloba diversas ações de segurança pública, entre elas a criação da Secretaria Municipal de Segurança, o projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico regional, a construção de um novo estabelecimento prisional, ações do policiamento comunitário, destinação de recursos para o reaparelhamento e manutenção dos órgãos de segurança e a construção de um centro de treinamento dos bombeiros.

A Administração Tributária, área essencial ao funcionamento do Estado e dos municípios, também foi destacada com o troféu Prêmio Gestor Público Administração Tributária, conquistado pelo projeto Atitude Cidadã, do município de Farroupilha. Através da educação fiscal, o projeto busca sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da Administração Tributária. Além de disseminar conhecimento sobre administração financeira, o projeto forma cidadãos conscientes, protegendo e preparando estes para a lide diária do consumo e do exercício de seus direitos e deveres. Na prática, os reflexos positivos chegam ao município a partir da exigência de cupons fiscais no comércio e na prestação de serviços, atitude que reverte em mais recursos para serem investidos na própria população.

 

Conheça os demais vencedores da 16ª edição do Prêmio Gestor Público:

Receberam o troféu Prêmio Gestor Público os municípios de Lajeado (Projeto Ata-Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem-Equipe Multidisciplinar), Campo bom (Projeto Conecta Campo Bom), Venâncio aires (Projeto Fim das Filas), Nova Petrópolis (Projeto Fitoterapia na Atenção Primária em Saúde no Município de Nova Petrópolis), Monte Belo do Sul (Projeto Monte Belo – Música, Canto e Dança), São Paulo das Missões (Projeto Ouro Branco), Passo Fundo (Projeto Plano de Estruturação de Equipamentos e Espaços Livres de Uso Público: Importância da Revitalização Urbana na Segurança Pública), Cachoeira do Sul (Projeto Alimentação Saudável – Plante Esta Ideia!), Cotiporã (Projeto Qualificando o Espaço Público em Cotiporã) e Tupandi (Projeto Tupandi +Saúde).

Projetos e municípios que receberam certificados de reconhecimento

A Nota Fiscal é Nossa, de São Paulo das Missões; Adote uma Família e Viaje com Ela Pelo Mundo da Leitura, de Capão Bonito do Sul; Crotalária Contra a Dengue, de Estância Velha; Escola Mais Segura, de Novo Hamburgo; Estrela – Promove, de Estrela; Gincana Municipal de Educação Fiscal, de Porto Vera Cruz; Moradia Melhor, de Santa Cecília do Sul; Olho Vivo Marau, de Marau; Práticas de Atividades Físicas na Atenção Básica, de Guaporé; Programa é o Bicho, de Passo Fundo; Programa Municipal de Educação Fiscal, de Esteio; Programa Nascer Bem (PNB), de Igrejinha; Projeto Porteira Para Dentro, de Rolante; Rota Turística Via Orgânica, de Garibaldi; Sementinha Educar e Preservar, de Charrua; Tulipas – Empoderamento Feminino Através da Arte, de Maratá; e Videomonitoramento na Rede Municipal de Ensino, de Feliz.

Menção Hornosa

Receberam certificados de Menção Honrosa os municípios de Santo Antônio da Patrulha, pelo projeto A Informática Redimensionando as Relações a Partir dos 60 anos de Idade; Bento Gonçalves, pelo projeto Bento Gonçalves Conectada: Tecnologia de Informação Integrada à Gestão Pública; Farroupilha, pelo projeto Farmácia Solidare; Alecrim, pelo projeto Gestão por Metas, Tetos e Pisos; Porto Vera Cruz, pelo projeto Internet Comunitária – Promovendo a Inclusão Digital; Nova Santa Rita, pelo projeto Núcleo de Gestão e Acompanhamento de Projetos e Ações; e Três Arroios, pelo projeto Revivendo a História Através da Música e da Dança.

Presenças

Além dos gestores municipais, dirigentes e representantes das entidades realizadoras e apoiadoras do evento, auditores-fiscais e membros de outras categorias de Estado, também prestigiaram a cerimônia os deputados Gilmar Sossela (PDT), Catarina Paladini (PSB), Sérgio Turra (PP), Vilmar Zanchin (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), e Valdeci Oliveira (PT), representantes da Assembleia Legislativa na Comissão Julgadora do PGP, o secretário adjunto da Fazenda, Luiz Antônio Bins, o subsecretário da Receita Estadual, Mário Wunderlich, e Júlio Brunet, diretor do Banrisul. Representando os Fiscos estaduais, os presidentes Charles Alcântara (Fenafisco) e Roberto Kupski (Febrafite). Também participou o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar do RS, coronel Marcelo Gomes Frota, que entregou o troféu PGP destaque Segurança Pública.

O PGP conta com o patrocínio do Banrisul, participação especial da Assembleia Legislativa do RS e apoios da Associação Riograndense de Imprensa (Ari), Fundação Piratini – TVE, FM Cultura, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio RS) – Sesc, Senac, Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Fundação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Secretaria Estadual da Fazenda do RS.

Mais informações e demais projetos acesse: http://www.premiogestorpublico.org.br/index.php

Fonte: Imprensa Sindifisco

Editado por Imprensa Afisvec

Foto: Micheli Karoly


Compartilhe