O PNEF chegou em sua 10° edição, dezenas de projetos foram inscritos almejando estar na grande final. Mas e o processo até esse momento? Quem define quem vai seguir na disputa?
Os avaliadores são fundamentais para o andamento de tudo, são eles que, com afinco, desbravam cada detalhe de cada projeto, leem, estudam a iniciativa, avaliam e dão o seu veredito. O processo de avaliação exige dedicação, cada item precisa ser levado em conta. São dias lendo e relendo os materiais enviados por escolas, prefeituras, instituições e jornalistas.
A AFISVEC é a responsável pela avaliação de todos os projetos inscritos pelo Rio Grande do Sul, que nesse ano foram 59, do total de 253. Diretores e associados se unem para desempenhar essa tarefa. Cada avaliador fica responsável por três projetos, em média.
A associada da AFISVEC, Berenice Maria Longo, foi uma das avaliadoras desta edição. Responsável por projetos de Santa Maria, no RS, a Auditora Fiscal foi pessoalmente conhecer e avaliar as iniciativas. Ela ressalta a importância da participação das escolas no PNEF. Segundo ela a conscientização através da educação de crianças, jovens e suas famílias para as corretas práticas de obtenção dos recursos públicos e sua correta utilização, é otimizar o futuro. Berenice ainda destaca a importância das visitas às escolas, com experiências anteriores nas avaliações do Prêmio, ela diz reconher o quanto significa a presença de um Auditor Fiscal da Receita Estadual para avaliar o esforço da equipe de professores, diretores, servidores, jovens, crianças e famílias envolvidas em cada projeto.
“A conquista do Prêmio é de suma importância para aquelas escolas, mas não é só isso que se percebe, há algo muito maior por trás a motivar cada envolvido nas ações pensadas e propostas. O sonho de ver concretizada a realidade de uma sociedade cidadã mais justa, mais consciente da necessidade do outro, acreditando que é possível, é a engrenagem capaz de justificar o empenho dos profissionais que encontramos nestas escolas, tão carentes de recursos financeiros, materiais e de melhores condições de trabalho.” Declara Berenice.
Berenice é uma entre os tantos colegas que se propuseram a embarcar nessa jornada de avaliadores do Premio Nacional de Educação Fiscal. A AFISVEC agradece imensamente a dedicação de cada um durante o processo de avaliação.
Leia o relato da colega Berenice na íntegra:
Sempre tive como da maior importância a realização e a participação neste Prêmio Nacional de Educação Fiscal – PNEF para a categoria dos AFRE’s e tanto mais para a sociedade. Conscientizar, educando as crianças, os jovens e suas famílias para corretas práticas à obtenção e correta utilização dos recursos públicos, é otimizar o futuro.
Por isso, com muita alegria recebi o convite para ir a campo, avaliar projetos engajados no PNEF, junto a escolas municipais e estaduais. Não hesitei em aceitar, mais uma vez, este desafio. Por experiências anteriores, bem sei o quanto significa a presença, o olho no olho, de um AFRE para avaliar e quiçá premiar o esforço daquela equipe de professores, diretores, servidores, jovens, crianças e famílias envolvidas em cada Projeto PNEF.
Certo que a conquista do Prêmio é de suma importância para aquelas escolas, mas não é só isso que se percebe, há algo muito maior por trás a motivar cada envolvido nas ações pensadas e propostas. O sonho de ver concretizada a realidade de uma sociedade cidadã mais justa, mais consciente da necessidade do outro, acreditando que é possível, é a engrenagem capaz de justificar o empenho dos profissionais que encontramos nestas escolas, escolas tão carentes de recursos financeiros, materiais e de melhores condições de trabalho.
Em Santa Maria, visitar os projetos das Escolas Municipais Vicente Farencena (Camile, coordenadora), Escola João Franciscatto (Patrícia, coordenadora) e Escola Padre Nóbrega (Lúcia, coordenadora) é perceber a riqueza dos recursos humanos ali disponíveis, pela diversidade e a criatividade das ações propostas, tanto no incentivo à literatura e cuidados ambientais com temas voltados para a Educação Fiscal e cidadania; conscientização dos alunos e engajamento de suas famílias sobre a importância dos tributos; propostas de caminhos para a busca de melhores condições ao ambiente escolar, junto às autoridades públicas locais, até avaliações destes conteúdos constando de provas mensais de desempenho escolar; é ter a sensação de que a premiação já está ali.
Vida longa ao PNEF!
Pela avaliadora, AFRE Berenice M. Longo.