Programa para gestão de pessoas moderniza a administração de servidores

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Programa de Gestão de Pessoas é iniciativa da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria da Fazenda –
Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
Modernizar o Estado de forma eficiente, utilizando a tecnologia para melhorar a gestão dos servidores nos órgãos públicos do Executivo. Esta é a finalidade do Programa Estadual de Gestão de Pessoas, lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (29), no Palácio Piratini. Com esta nova ferramenta, gestores e servidores ganham mais agilidade e eficiência para a obtenção de dados e tomadas de decisões.
Implementado em agosto de 2016, o Programa Estadual de Gestão de Pessoas tem foco em três pilares: efetividade, recadastramento e portal do gestor. Com esta iniciativa, a frequência do servidor é confirmada pelo superior direto, mensalmente, no departamento ou divisão. Além disso, o recadastramento do funcionalismo agora é efetuado pelo servidor ativo de forma online, anualmente, podendo ser feita a atualização pelo computador, tablet ou celular.

A proposta dessa ação é a atualização dos dados cadastrais no Portal do Servidor e a validação do quadro de pessoal do Executivo gaúcho. Ainda faz parte da ferramenta o Portal do Gestor, plataforma que reúne dados do recadastramento dos servidores, possibilitando uma análise mais aprofundada do funcionalismo estadual. Assim, é possível consultar dado dinâmicos para projeções, prevendo cenários para possíveis tomadas de decisões.

O governador José Ivo Sartori disse que o programa é um aliado para superar a burocracia e atingir a eficiência para uma gestão moderna e adequada. “Queremos e precisamos utilizar ferramentas que valorizem o talento e as capacidades do nosso servidor. Com o programa, estamos fazendo um exercício de aliança entre tecnologia e eficiência, para a construção de uma administração avançada”, destacou.

“É importante destacar que com este projeto o Rio Grande do Sul está em primeiro lugar no avanço de tecnologia em recursos humanos. Por meio do sistema, as informações do servidor são recolhidas de forma eficiente. Além disso, o programa ainda permite a valorização do funcionário público, possibilitando que ele atualize suas qualificações profissionais à medida em que ele cresce profissionalmente”, destacou o secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffele Di Cameli.

O Programa de Gestão de Pessoas é uma iniciativa da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Recadastramento

Conforme o último balanço do Departamento de Administração dos Recursos Humanos (Dearh), dos 137.800 servidores ativos, 94.286 estão recadastrados por meio do programa. Ou seja, em apenas oito meses, 68,4% do funcionalismo público já utilizou a nova tecnologia para atualizar as suas informações.

Na fase do recadastramento, os servidores que não efetuarem a atualização dos dados no portal dentro do prazo terão seus benefícios suspensos.

RS Tecnológico

Até agora, já foram lançadas além do aplicativo da Corsan, na manhã desta quinta, iniciativas como o Sistema Online de Licenciamento Ambiental (Sol), que permite a agilidade nos processos do setor; a Junta Digital, que reduz tempo e burocracia para constituir, alterar ou extinguir empresas, além de outros avanços em ações digitais como o novo site do Tudo Fácil, a Delegacia Online e o aplicativo de transparência Pilas RS.

Acordo de Resultados

O Programa Estadual de Gestão de Pessoas está entre as prioridades do Acordo de Resultados. Assinado por todas as secretarias e vinculadas, ele consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado e Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade, com o objetivo de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.


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