Cumprindo os preceitos estabelecidos pela Lei Orgânica da Administração Tributária (LC nº 13.452/2010), o secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins, recebeu, nesta quinta-feira (14), o Relatório de Atividades da Receita Estadual (RE) relativo ao exercício de 2017. A entrega foi realizada pelo subsecretário da RE, Mario Luis Wunderlich dos Santos, e pelos subsecretários adjuntos da RE, Guilherme Comiran e Paulo Amando Cestari.
Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade e para o racionamento dos recursos públicos, bem como promover o alinhamento às principais práticas de mercado, a divulgação do Relatório deste ano ocorre exclusivamente pelo meio digital. O material já está disponível no Portal Receita Dados, site de transparência da RE (http://dados.receita.fazenda.rs.gov.br/publicacoes/relat%C3%B3rio-de-atividades-re). A economia estimada, considerando apenas os custos de impressão gráfica, é superior a R$ 5 mil, não contabilizadas as despesas de distribuição via Correios.
O documento apresenta as principais realizações, resultados, projetos e estratégias executadas em 2017, sempre visando ao cumprimento da missão da RE, ou seja, prover recursos para o Estado e prestar serviços de excelência à sociedade gaúcha. Entre as muitas ações apresentadas, destacam-se o recorde histórico atingido no combate à sonegação, que superou pela primeira vez a marca de R$ 3 bilhões em créditos tributários constituídos, e a criação do Plantão Fiscal Virtual e do novo Site da RE, que proporcionaram um novo patamar no relacionamento com os contribuintes. “Também batemos recorde na arrecadação do ICMS, investimos em tecnologia e transparência, incrementamos o Programa Nota Fiscal Gaúcha, aprimoramos processos e adotamos práticas de gestão alinhadas ao nosso planejamento estratégico”, acrescenta o subsecretário Wunderlich.
NOVO VISUAL E FÁCIL NAVEGABILIDADE
O material está alinhado à nova identidade visual da Receita Estadual. Nesse ano, as fotografias que ilustram as capas do relatório são de autoria dos profissionais da Instituição e retratam diversos locais do Rio Grande do Sul. A grande maioria das demais imagens, da mesma forma, representam momentos do dia a dia de trabalho das equipes. O objetivo é, além de demonstrar as belezas do Estado, valorizar os talentos e o lado humano da RE, responsável direto pelos resultados conquistados.
O Relatório disponibilizado é amplamente navegável, bastando utilizar os ícones do menu superior para navegar entre os capítulos ou os botões localizados no canto superior direito para navegar entre as páginas. Para a ideal visualização do material, a leitura deve ser feita no opção “Tela Cheia”. Para isso, basta abri-lo e clicar em “Ctrl + L” ou selecionar a opção “Modo de tela cheia” no menu “Visualizar”.
Fonte: Receita Estadual
Foto: Divulgação