Com olhos voltados para o futuro, a Afisvec – Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS realiza no dia 20 de outubro, no salão de eventos do Hotel Plaza São Rafael, a 21° edição do Encontro do Fisco Estadual Gaúcho, tendo como tema central, o Plano de modernização da Secretaria da Fazenda.
“O assunto é extremamente urgente e importante para darmos sequência ao enfrentamento da crise financeira, com o desenvolvimento de vários programas e projetos dentro da Receita Estadual. Especialmente através do Receita 2030, que vem sendo implementado há dois anos, a administração tributária gaúcha busca a modernização, a simplificação, a automatização, no caminho da otimização das receitas estaduais e do desenvolvimento econômico e social”, explica o presidente da Afisvec, Marcelo Ramos de Mello.
Com todas as dificuldades enfrentadas a partir de março de 2020 com a pandemia do coronavírus, a Receita Estadual se reinventou e conseguiu, em home office, um recorde de arrecadação, que permitiu ao governo estadual passar a pagar em dia o funcionalismo público e voltar a investir. No entanto, para 2022, ainda há um novo desafio a ser enfrentado. Conforme o presidente, haverá perdas de arrecadação, em função da queda das alíquotas, e “é preciso buscar, dentro da Receita Estadual, com trabalho intenso dos Auditores Fiscais, formas de recuperar essa queda de receitas, que será em torno de R$ 2,6 bilhões. Portanto, é preciso encaminhar medidas que possam tornar a Secretaria da Fazenda ainda mais ágil e moderna para que se possa alavancar a arrecadação do ano de 2022 e seguintes”. Para debater esse assunto no 21º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho, a Afisvec convidou o Secretário da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso e o Subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira.
O segundo painel abordará o tema da Reforma Administrativa, a PEC 32/20, em trâmite na Câmara dos Deputados. Esse tema será apresentado pelo presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado, o Fonacate, Rudinei Marques, que trará a visão e a atuação das entidades e dos servidores públicos, em nível nacional. Essa Reforma atinge não apenas os Auditores Fiscais, mas a todo o funcionalismo público brasileiro. Para Mello, se aprovada, ela trará uma imensa dificuldade em manter o bom funcionamento dos serviços públicos, razão pela qual recebeu o apelido de Deforma Administrativa.
*Serviço:*
21° edição do Encontro do Fisco Estadual Gaúcho
Salão de Eventos do Hotel Plaza São Rafael
No dia 20 de outubro*
*Programação:*
13h30 – Credenciamento
14h – 15h – 1° painel: Plano de modernização da Secretaria da Fazenda
Palestrantes: Marco Aurelio Santos Cardoso e Ricardo Neves Pereira
Moderadora: Katia Gisele de Souza
15h-15h30 – Abertura (Pronunciamentos)
15h30 – 15h45 – Intervalo
15h45 – 17h – 2° painel: PEC 32 – Reforma Administrativa
Palestrante: Rudinei Marques (Presidente do Fonacate)
Moderador: Roberto Kupski (Presidente de honra da Febrafite)
17h–17h30 – Encerramento (Pronunciamentos e Hino Riograndense)
17h30–19h30 – Coquetel
Contato para entrevista: Presidente da Afisvec – Marcelo Ramos de Mello
Assessoria de Imprensa
Gilvânia Banker (51) 991060334
Jéssica Roloff (51) 99166-6371