
No ano em que celebra 135 anos de história, a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz) reforça seu compromisso com a reconstrução, em um momento de superação e resiliência. O prédio-sede, impactado pelas enchentes recentes, passa por obras de restauro e revitalização, tornando-se um símbolo da força dos fazendários e da história do Estado.
Os trabalhos de restauração do Casarão, construído na década de 1920, avançam visivelmente, com 90% da fachada voltada para a Rua Siqueira Campos já revitalizada. Com investimentos próprios de R$ 8,3 milhões, a previsão é de que as intervenções sejam concluídas até 2026. Além de devolver a identidade original do prédio, o restauro simboliza a renovação de um patrimônio histórico e funcional para os servidores e para a sociedade gaúcha.
A secretária da Fazenda, Pricilla Santana, ressaltou a importância desse momento: “Essa casa foi invadida pela água, mas, mesmo assim, estamos inteiros, novos, dispostos a trabalhar pela sociedade. Historicamente, é como se estivéssemos devolvendo um pouco do tanto que o povo gaúcho entrega para nós, servidores”.
O governador Eduardo Leite também destacou a relevância da Sefaz para o Rio Grande do Sul: “A Sefaz é essencial na defesa dos interesses dos gaúchos e no trabalho incansável pela sustentabilidade fiscal que garante as condições de entrega de serviços à população”.
Homenagem aos servidores mais antigos na ativa

A comemoração pelos 135 anos da Secretaria da Fazenda ocorreu na manhã desta sexta-feira (21) e contou com a presença de servidores que atuam na reconstrução da instituição. Durante o evento, houve uma homenagem especial aos servidores mais antigos ainda na ativa: Abel Henrique Ferreira e Osni Godinho. Abel, que já presidiu a AFISVEC, foi reconhecido pelo seu compromisso histórico com a categoria e pelo legado deixado na defesa dos interesses dos fazendários.
Representando a diretoria da AFISVEC, o Vice-Presidente de Articulação Política da entidade, Fernando Henrique Fernandez, destacou a importância do momento: “Celebrar os 135 anos da Sefaz é celebrar a força dos servidores que construíram e mantêm essa história viva. Abel e Osni representam essa dedicação e comprometimento com o serviço público”.
Entre as atividades comemorativas, os servidores participaram de uma dinâmica simbólica, organizando flores na escadaria da Sefaz em forma do número 135, representando o reflorescimento da instituição após os desafios recentes. O evento reforçou a unidade da categoria e o compromisso com a reconstrução e modernização da secretaria.
Com informações da Sefaz