O 1º Seminário Virtual de Educação Fiscal, promovido pela Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios da Receita Estadual (DRCM), encerrou dia 30 de maio e contabilizou 1.023 participantes certificados, abrangendo 46% dos municípios gaúchos. Por meio da iniciativa, foram disponibilizados vídeos sobre vários temas relacionados à educação fiscal no Youtube. Para garantir o certificado, os usuários deviam ter pelo menos duas horas de participação virtual e enviar, através de um formulário online, um breve relato sobre o tema assistido, compartilhando seu ponto de vista a respeito do assunto.
O Seminário Virtual faz parte de uma série de ações alternativas promovidas durante a pandemia que oferecem a possibilidade de pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT), que incentiva ações de interesse mútuo entre Estado e municípios no crescimento da arrecadação do ICMS, repercutindo nos repasses às Prefeituras. De acordo com o chefe da Divisão, João Carlos Loebens, o número de participações superou todas expectativas, principalmente considerando o momento atual de pandemia e isolamento social. “O I Seminário Virtual foi um sucesso. Buscamos por um novo formato, inovador na nossa área, e o resultado alcançado foi surpreendente”, afirmou Loebens.
Na prestação de contas do 2º semestre de 2019, por exemplo, foram apresentados 555 certificados de seminários para pontuação na ação 1.04 do PIT (Participar, com servidores municipais, de seminários do Programa de Educação Fiscal). Com as 1.023 participações no 1º Seminário Virtual, é possível afirmar que houve um aumento de 84% no índice, revelando que o evento virtual teve maior alcance quando comparado ao presencial. Para o próximo semestre, a DRCM já está programando a segunda edição da iniciativa.
Das 1.023 participações, 63% foram de participantes vinculados à área da Educação e 34% vinculados à área fazendária. Dos 228 municípios que registraram participação, Garibaldi encabeçou a lista com mais inscritos, com 16% das inscrições. Em segundo e terceiro lugares ficaram Ibirubá e Monte Alegre dos Campos, com 8% e 5% das inscrições, respectivamente. Foi possível aferir também que 59% das interações foram realizadas entre quartas e sextas-feiras.
Os vídeos mais vistos pelos participantes foram “Tributação e Gasto Público no Brasil: para onde vamos?” e “5 Passos para Aplicar Metodologias Ativas”. Através do registro das visualizações, o vídeo mais visto teve um aumento de 953% nas visualizações comparando o antes e o depois da realização do Seminário.
Além disso, em virtude de não cumprirem os requisitos determinados no regulamento, 13% das participações acabaram sendo desclassificadas.
Resultados do I Seminário Virtual de Educação Fiscal
– 1.023 participações certificadas
– Participação de 46% dos municípios gaúchos
– Garibaldi em 1º lugar, com 16% das participações. Em 2º e 3º lugares estão Ibirubá e Monte Alegre dos Campos, com 8% e 5%, respectivamente
– 63% dos participantes vinculados à área de Educação
– 34% dos participantes vinculados à área da Fazenda
– 59% das participações foram realizadas entre quartas e sextas-feiras
– 13% do total das participações foram desclassificadas por não cumprirem os requisitos previstos no regulamento
– Vídeos mais vistos: “Tributação e Gasto Público no Brasil: para onde vamos?” e “5 Passos para Aplicar Metodologias Ativas”
Texto: Ascom Fazenda/ Receita Estadual