Servidores do Estado utilizam aplicativo para acessar informações e serviços

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– – Foto: Arte Ascom SefazDownload HD

Mais de 8,4 mil servidores ativos, inativos e pensionistas já utilizam o App Servidor RS. Lançado há pouco mais de um mês em live pelo governador Eduardo Leite, o aplicativo está disponível no Google Play. Também é possível baixar o aplicativo por meio do link app.servidor.rs.gov.br e a expectativa é de que logo esteja disponível também na Apple Store.

Os serviços já implementados estão presentes nos botões que compõem o menu de opções da tela principal do App (Contracheque, Informe de Rendimentos, Férias e Consignações). Das funcionalidades disponíveis, os serviços mais acessados foram informações sobre contracheque, onde podem ser verificados os recebimentos, descontos e informações de meses anteriores. Também estão disponíveis solicitação de férias (períodos disponíveis, marcação do período de descanso, além de consulta aos saldos de período aquisitivo) e consultas sobre Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Outro serviço importante e exclusivo do App é a consulta sobre consignações, na qual é possível consultar as autorizações vigentes ou encerradas nos últimos dois anos.

Desde o mês passado, os servidores que têm o App vem recebendo notícias sobre liberação de informações relativas aos contracheques e calendário de pagamentos. Em breve, essas notificações serão feitas via “push”, mecanismo que permite envio de mensagens.

Servidores da Secretaria da Fazenda, Brigada Militar e pensionistas foram os que mais baixaram o aplicativo. No perfil dos usuários nesta fase, 41,4% possuem educação superior e 21,2% ensino médio. Quanto à graduação, 7,4% são formados em Pedagogia e 6,5% em Direito.

Nas próximas fases, estão previstos serviços sobre consignações, licenças e solicitação de cartão IPE Saúde. A ferramenta também vai disponibilizar um chatbot, um atendimento que permite que o servidor esclareça suas dúvidas de forma momentânea.

Na próxima semana, ocorrerão eventos com servidores para ajudar a pensar em melhorias de usabilidade e novas funcionalidades do App. “O App é a materialização e concretização de um desejo do Estado de se comunicar diretamente com seu servidor (ativo e inativo) e pensionista”, ressalta o auditor-fiscal e coordenador do projeto no Tesouro do Estado, José Eduardo Brasil.

O desenvolvimento do App contou com a participação das Secretarias da Fazenda, por meio do Tesouro do Estado, de Comunicação, de Planejamento, Governança e Gestão, do IPE Prev e Procergs, além da colaboração da Brigada Militar e da Secretaria da Educação. A ideia é ampliar e qualificar o App com a participação dos servidores. Serão promovidos eventos e formas de participação para definições de novas funcionalidades. Esse modo de construção da ferramenta já vem sendo experimentado e, durante o desenvolvimento, uma?equipe?multidisciplinar?buscou compreender as necessidades e desenhar novos processos e produtos. “O App Servidor RS vai aos poucos ganhando força, tanto em quantidade de usuários como em serviços que visam a aumentar a comunicação Servidor x Governo. Agora inicia uma nova fase, buscando na participação do usuário, sugestões de melhorias e serviços que atendam as suas necessidades”, explica Erni Wagner, gerente de projeto do App pela Procergs.

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Texto: Ascom Sefaz/ Tesouro do Estado


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