Antes do início da Ordem do Dia, o deputado Vilmar Zanchin (PMDB) utilizou a tribuna para uma comunicação de liderança. Ele defendeu a aprovação dos quatro projetos em pauta, destacando que sua bancada votaria favoravelmente às propostas de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal da União (PLC 249 2017) e de mudanças na Constituição Estadual para que a CEEE, CRM e Sulgás possam ser federalizadas ou privatizadas sem a necessidade de um plebiscito (PEC 266 2017, PEC 267 2017 e PEC 268 2017).
A primeira proposta em discussão foi o próprio requerimento de convocação do governador (RDI 1 2018). Deputados da oposição argumentaram que não haveria necessidade do Executivo convocar a Assembleia nos últimos dias do recesso parlamentar, já que na quinta-feira (1º) começa o ano legislativo. Também criticaram a proposta de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal da União.
“Trata-se de uma proposta de um governo golpista de Brasília para um governo incapaz que não tem a grandeza do povo do Rio Grande do Sul. Se tivesse a grandeza do povo gaúcho, este governo jamais aceitaria este Regime de Condenação Fiscal”, declarou o deputado Tarcísio Zimmermann (PT). Na mesma linha, manifestaram-se a deputada Stela Farias (PT) e os deputados Jeferson Fernandes (PT), Enio Bacci (PDT), Juliano Roso (PCdoB) e Pedro Ruas (PSOL).
Acompanhe a sessão plenária
Para receber informações atualizadas do andamento da sessão desta terça-feira siga a Assembleia pelo twitter.com/AssembleiaRS. Acompanhe a sessão, ao vivo, pelo Facebook www.facebook.com/assembleiars , pela TV Assembleia em www.al.rs.gov.br/tvassembleia/ , pela Rádio AL em www.al.rs.gov.br/radioassembleia/. Melhor visualizado pelo navegador Explorer.
Fonte: ALRS
Foto: ALRS