Simprev 2.0 completa um mês e com mais de 10 mil simulações

Compartilhe

reprodução da página do simulador SimprevRS 2.0
Nova versão do simulador Simprev apresenta cenários da aposentadoria, com as regras previdenciárias atuais. – Foto: Arte Ascom FazendaDownload HD

Lançado em nova versão há um mês, o Simprev 2.0 já teve 11.350 simulações. Desenvolvida pelo Tesouro do Estado, a nova versão do simulador apresenta cenários de aposentadoria, sempre com as regras previdenciárias atuais, permitindo ao servidor comparar diferentes opções de aposentadoria de forma personalizada.  

A ferramenta foi lançada em 2017, quando instituído o Plano de Previdência Complementar no Estado. Já antes da sanção do Projeto de Lei Complementar 148/2020, por meio de parceria com vários setores, o Tesouro do Estado passou a desenvolver a nova versão da ferramenta, considerando as regras previdenciárias atualizadas com as reformas em nível federal e estadual, assim como incorporando novas simulações com o benefício especial e a adoção da nova tecnologia que amplia cálculos atuariais e estatísticos. 

“A expectativa de que a versão 2.0 viria para ampliar ainda mais a análise e se consolidar como uma ferramenta muito útil para o servidor público se confirmou. Além de um feedback positivo por parte dos nossos servidores, vários entes federativos também elogiaram e se interessaram para absorver a nossa tecnologia”, explica o subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Jatene. Segundo ele, com a instituição do Benefício Especial, que serve como incentivo à migração ao regime de previdência complementar, foi possível também incluir outras informações para que o servidor pudesse ter mais segurança na sua avaliação. “Embora a decisão de migrar seja muito particular de cada servidor, a nova versão do Simprev apoia essa tomada de decisão, esclarece e facilita”, ressalta.

O Simprev pode fazer todas as simulações de aposentadoria considerando adesão ao Regime de Previdência Complementar, permanência no regime atual, inscrição à RS-Prev, contribuição facultativa, Benefício Especial, com integração com o histórico de salários do sistema de Recursos Humanos do Estado (RHE), abrangendo servidores de todos os Poderes e órgãos autônomos.

Na primeira semana de outubro, acontecerá uma reunião com representantes de RHs das secretarias e um encontro virtual dirigido aos servidores para detalhar o funcionamento da ferramenta e responder a dúvidas que estão surgindo. 

Texto: Ascom Sefaz/ Tesouro do Estado


Compartilhe