Taxa anual de inflação acelera a 1,1% em junho nos países que integram a OCDE

Compartilhe

Índice ganhou força ou se manteve estável em quase todas as principais economias

Índice ganhou força ou se manteve estável em quase todas as principais economias
Índice ganhou força ou se manteve estável em quase todas as principais economias | Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil / CP Memória

A taxa anual de inflação ao consumidor dos países que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) acelerou de 0,7% em maio para 1,1% em junho, após perder força por quatro meses consecutivos em meio aos efeitos da pandemia de coronavírus, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira pela OCDE.

Desconsiderando-se os preços de alimentos e energia, que são bastante voláteis, o índice de preços ao consumidor da OCDE subiu 1,6% em junho ante igual mês do ano passado, depois de registrar avanço anual de 1,5% em maio.

Em junho, a taxa anual de inflação ganhou força ou se manteve estável em quase todas as principais economias, de acordo com a OCDE.

Nos Estados Unidos, foi de 0,1% em maio para 0,6% no mês seguinte. Na Alemanha, de 0,6% para 0,9%. No Reino Unido, de 0,7% para 0,8%. No Japão e Itália, ficou estável em 0,1% e -0,2%, respectivamente. Na França, por outro lado, a taxa desacelerou de 0,4% em maio para 0,2% em junho. No Brasil, que não faz parte da OCDE, o índice também mostrou aceleração entre maio e junho, de 1,9% para 2,1%.

Fonte: Correio do Povo


Compartilhe