Possibilitar uma visualização mais atualizada, ágil e dinâmica sobre despesas de pessoal. Essa é a principal novidade do Painel de Informações de Pessoal, apresentado nessa quinta-feira (8/4), pelo subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, no 15º Fórum de Departamentos Administrativos.
O Painel de Informações de Pessoal permite ao usuário personalizar a consulta e extrair exatamente os dados que necessita, por período (mês, bimestre, trimestre ou ano), poder, órgão, situação, categoria, tanto em valores nominais como corrigidos pelo IPCA. Além disso, é possível fazer as comparações que desejar selecionando os dados no filtro disponível, no canto superior direito da página.
Jatene navegou pelo painel e fez várias simulações de consultas, com ênfase na despesa com pessoal com o quadro de servidores/empregados estaduais de todos os poderes e órgãos da administração direta e indireta e na folha de pagamento dos servidores/funcionários ativos, inativos e pensionistas do Estado do RS. Para o subsecretário do Tesouro, essa inovação é mais uma entrega que utiliza a tecnologia e a inteligência instaladas na Secretaria da Fazenda no sentido de modernizar o Estado. “Com o acesso a estes dados é possível, por exemplo, responder a muitas demandas geradas pela Lei de Acesso à Informação”, destaca Jatene.
O diretor Administrativo Adjunto da Secretaria de Segurança Pública do RS, tenente-coronel Emílio Teixeira, destacou a competência da Secretaria da Fazenda em BI (Bussiness Inteligence) e a expertise em organizar os dados que permitem análises mais precisas do gestor público. “É sensacional e modelar essa ferramenta apresentada pelo Tesouro, seria muito importante expandir para outras áreas”, sugeriu. Bruno Jatene reiterou que o Tesouro tem uma expertise consolidada e que está à disposição para avaliar demandas e construções que favoreçam a modernização e acesso às informações e conhecimento gerados. O coordenador do Fórum, Thiago Dapper, disse que muitas vezes o Estado produz muito dado e pouca informação e reiterou o compromisso em buscar maior desenvolvimento nesse sentido.
O Painel de Informações de Pessoal foi desenvolvido na plataforma Qlik Sense e a interface operacional alternativa foi desenvolvida em html5 aproveitando funcionalidades da plataforma e outras tecnologias como Javascript e CSS e PHP”. Para chegar nesse resultado técnico foi envolvida toda a equipe de BI (Business Intelligence) da Divisão de Tecnologia e Informação do Tesouro do Estado, além da área de estudos econômicos e Qualidade do Gasto.
Clique aqui e acesse aqui o painel.
Texto: Ascom Sefaz/ Tesouro do Estado