O Tesouro do Estado lançou nesta quinta-feira (10/12), em uma live para os servidores, a Carta de Serviços da Subsecretaria. O documento foi construído por diferentes áreas para informar e orientar os cidadãos acerca dos serviços públicos prestados pelo Tesouro. Ao todo, o documento reúne 33 serviços voltados para diversos públicos como aqueles com vínculo profissional com órgãos e entidades governamentais, ativos, inativos e pensionistas; o próprio governo e demais poderes, além de toda a sociedade.
Na saudação inicial, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, reconheceu o esforço das equipes para entregar resultados tão positivos em um ano de grandes dificuldades. “O Tesouro teve papel fundamental nisso, com o trabalho para a melhoria do fluxo de caixa, resultado orçamentário menos deficitário, lançamento de aplicativos e novos serviços como exemplo de esforço de proatividade e compromisso com o serviço público”, destacou.
O subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, explicou as etapas para a construção da Carta de Serviços. “Além da identificação dos públicos foi também necessário identificar e compreender quais eram os processos que realizamos dentro da casa e que temos o domínio do serviço como um todo, ou somos responsáveis pelas principais atividades. A partir disso, foi necessário construir um visual atraente e funcional e estabelecer uma linguagem clara, com padronização das respostas, especialmente nos itens de pré-requisitos e prazos, tendo em vista que a natureza dos serviços é bem diversa e os públicos de destino também”, esclareceu.
O Subsecretário adjunto do Tesouro, Eduardo Lacher, detalhou os serviços oferecidos e as informações constantes no catálogo que está disponível no site do Tesouro do Estado. “O trabalho não termina aqui, mas sem dúvida já instituímos um grande passo para a aproximação do Tesouro com a sociedade gaúcha”, afirmou.
A Carta de Serviços cumpre à Lei Federal nº 13.460, de junho de 2017, regulamentada por decreto estadual de 12 de agosto de 2020 e faz parte do Programa Descomplica RS.
Exemplo federal
Também participou do evento, o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos na Secretária de Governo Digital do Ministério da Economia, Joelson Vellozo Júnior. Ele mostrou que o catálogo de serviços do governo federal, que conta com 4.095 serviços, tem como desafio manter atualização e utilidade conforme a necessidade dos usuários. Ele mostrou as metodologias de avaliação usadas para adequação do material ofertado e as expectativas de quem busca os serviços. “É importante monitorar a satisfação dos usuários a partir de indicativos como confiabilidade, atendimento, informação e confiabilidade para entender o percurso do usuário e avaliando as etapas a serem melhoradas”, salientou.
Confira aqui o Ebook da Carta de Serviços do Tesouro do Estado.
Texto: Ascom Sefaz/ Tesouro do Estado