Na manhã desta segunda-feira (6/4), integrantes da União Gaúcha reuniram-se, de forma remota, para definir questões sobre a campanha da entidade contra o Coronavírus e encaminhar ações em torno dos PLs sobre o IPE-Saúde, que devem ir à votação nos próximos dias, na Assembleia Legislativa. Sobre essa última questão, a coordenação enviará ofício aos deputados demonstrando apoio à contratação urgente para o quadro de servidores da autarquia e que os demais projetos ainda precisam ser melhor analisados pelas entidades. O presidente da Afisvec, Marcelo Mello e o vice-presidente, Gonar Fernandes, participaram da reunião.
Na mesma linha de atuação, a UG também enviará ofício ao governador do Estado, Eduardo Leite, falando da campanha da entidade na arrecadação de recursos e a parceria com a Universidade Federal do RS. Também solicitará que a União Gaúcha possa ter acento no Conselho de Crise para enfrentamento da Covid-19.
A coordenação ao explicar aos integrantes como foram feitas as negociações para as doações das 17 mil viseiras de acetato e da cabine de segurança, aproveitou para pedir que mais entidades contribuam a fim de que mais ações possam ser realizadas. O colegiado decidiu focar na parceria com a Universidade que vem realizando um papel fundamental neste momento de crise, realizando exames e elaborando materiais de segurança para os agentes de saúde. A ideia é também ampliar as doações dos protetores faciais a outros setores, como para a segurança pública, por exemplo.
Assembleia Geral Ordinária
Após reunião semanal da entidade, os conselheiros realizaram a Assembleia Geral Ordinária para definir as eleições para a escolha da nova gestão. O grupo decidiu prorrogar o mandato da diretoria atual, encabeçada pelo desembargador, Cláudio Martinewski, tendo em vista as dificuldades impostas pelo confinamento. A proposta apresentada pela atual coordenação, foi aceita por unanimidade.