Os segurados do IPE Saúde que extraviarem o cartão podem solicitar nova via diretamente no site da instituição ou no portal rs.gov.br e recebê-lo no endereço de sua preferência. A solução, desenvolvida em parceria com a Procergs, facilita o pedido, que pode ser feito tanto pelo titular como pelos dependentes. Além disso, no momento da solicitação, já é disponibilizado o certificado provisório, que tem validade de 60 dias, enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. Assim, o segurado pode realizar consultas e procedimentos em geral até que receba o cartão.
Uma vez emitida a nova via, as anteriores perdem a validade. No momento da solicitação, o segurado preenche o endereço em que deseja receber o cartão, que pode ser diferente daquele que consta no cadastro. No caso do titular do IPE Saúde, é possível solicitar cartões para si e para os demais integrantes do grupo familiar, e o dependente poderá pedir apenas o seu próprio.
O usuário receberá mensagens de SMS com as notificações sobre o andamento de seu pedido, que também poderá ser acompanhado pelo site. No caso de haver alguma inconsistência nos dados cadastrais, o usuário será alertado para fazer as devidas correções diretamente na plataforma.
Esta facilidade é destinada a pessoas que tiveram o cartão extraviado e necessitam de um novo (em função de perda, roubo, furto etc). Para a primeira via do cartão, é necessário encaminhamento diretamente no IPE Saúde (mais informações no site www.ipesaude.rs.gov.br).
A medida faz parte da estratégia do governo do Estado de oferecer serviços digitais, por meio do portal www.rs.gov.br, para permitir que a população tenha acesso às facilidades públicas sem precisar sair de casa. Lançada em novembro de 2019, a plataforma concentra as funcionalidades oferecidas pelo Executivo, além de acesso ao governo federal e a administrações municipais.
Texto: Raquel Schneider/Ascom IPE Saúde
Edição: Secom