Maia anuncia data um dia depois de desmentido
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (Dem-RJ), anunciou ontem que vai colocar a reforma da Previdência em votação no plenário no dia 19 de fevereiro, após o Carnaval. As discussões serão iniciadas no dia 5defevereiro. “Daqui até o dia 19 teremos todas as condições de começar o debate para votar a matéria. (…) A data está colocada, para que cada deputado possa organizar sua programação e para que a gente possa votar essa matéria. ”
Mais cedo, o relator da proposta, deputado Arthur Maia (PPS-BA), admitiu que a votação ficaria para 2018. Ele afirmou que é preciso convencer os deputados sobre a importância da proposta durante o mês de janeiro e que não adianta “atropelar” as coisas.
Na quarta-feira, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou que, diante da falta de votos, a reforma seria deixada para fevereiro de 2018. Interlocutores do Planalto e integrantes da equipe econômica reagiram e disseram que a decisão sobre adiar a votação da proposta só seria tomada depois do início dos debates. Agora, a data foi confirmada por Maia.
O presidente da Câmara admitiu que, hoje, não há votos suficientes para aprovar a reforma. “ A base não tem os votos hoje. Precisamos de agora até fevereiro continuar trabalhando. A rejeição à reforma já diminuiu muito, já tem partes da sociedade que compreenderam. O tempo vai nos ajudar a esclarecer à sociedade que existe um déficit e uma injustiça na Previdência.
Ao defender a aprovação da reforma, Maia lembrou a situação dos servidores do Rio, que estão com salários atrasados. “O estado do Rio foi de um populismo fiscal inimaginável, deu aumento para todos os servidores, e hoje não sabem se no final do mês vão receber salário. Temos que olhar por este prisma. É importante que as contas públicas estejam equilibradas para que a gente de fato cuide dos brasileiros que mais precisam. ”
Fonte: Correio do Povo
Foto: Reprodução