Governador começa na semana que vem encontros com deputados para buscar apoio para mudanças
O Regime de Recuperação Fiscal e os encaminhamentos necessários para a adesão do Estado, entre os quais constam privatizações e a revisão na estrutura de carreiras públicas fazem parte da pauta que o governador Eduardo Leite (PSDB) irá apresentar aos deputados eleitos para a próxima Legislatura. São temas delicados e que já produziram debates intensos nos governos anteriores, setores da sociedade e representações de servidores públicos. Por conta disso, Leite determinou a sua equipe que tranque a agenda e marque encontros individuais com todos os parlamentares para dar largada ao processo de diálogo na próxima segunda-feira.
“É uma continuação do nosso plano de estabelecer consensos estratégicos para tirar o Estado da dificuldade financeira que enfrenta. Tivemos esta atitude anteriormente, quando as pautas urgentes eram a reestruturação administrativa e a manutenção das alíquotas do ICMS, visitando todas as bancadas. Agora, vamos buscar estes consensos com os representantes da nova Legislatura”, explicou Leite.
O governador evitou revelar por quais siglas pretende começar o novo ciclo de conversação, mas apontou ter como principal objetivo identificar e conciliar pautas que sejam comuns ao interesse da Administração e para o mandato dos parlamentares. “Cada um dos deputados tem sua agenda legitimada pelo voto dos eleitores, assim como o governo também teve seu projeto legitimado pela eleição. Quero ouvir os deputados, entender estas pautas, saber o que elas representam para o exercício do mandato e buscar conciliar as agendas em um consenso estratégico”, declarou, ontem, na saída da solenidade de transmissão do cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
Eduardo Leite também irá apresentar as diretrizes de seu plano para concessão de rodovias e tentará convencer os parlamentares de que este conjunto de ações, somadas ao controle de despesas, à qualificação dos gastos, à desburocratização e ao estímulo para captação de investimentos, permitirão ao Estado reconquistar sua capacidade de realizar investimentos com recursos próprios.
Ontem, durante as cerimônias nas quais deu posse a integrantes da cúpula da segurança pública, Leite fez questão de destacar que a contenção de gastos determinada em seus primeiros decretos tem como principal objetivo viabilizar tal mudança.
Fonte: Correio do Povo