A cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul (AFISVEC) foi marcada por momentos de grande importância e emoção. Realizada no ginásio da AFISVEC, que em maio de 2024 abrigou cerca de 200 pessoas desalojadas pela devastadora enchente que atingiu o Estado, o evento contou com a ilustre presença do governador Eduardo Leite.
Durante seu discurso, o governador ressaltou a relevância do trabalho dos Auditores Fiscais da Receita Estadual para o funcionamento do Estado. Ele destacou a importância de se garantir as receitas públicas para viabilizar serviços essenciais como educação, saúde e infraestrutura. “Estrada, educação, além de outros serviços que o estado provê através dos seus servidores públicos, têm um custo. E aqui estamos falando especialmente dos Auditores Fiscais, que muitas vezes não são percebidos ou, quando são vistos, é com um pouco de antipatia. Eu sempre digo que imposto, se fosse coisa boa e simpática, não seria ‘imposto’, seria voluntário. E sem auferir as receitas, sem cuidar das contas públicas, não tem educação, não tem segurança, não tem saúde, não tem estradas”, afirmou Leite.
Ao final, o governador Eduardo Leite jantou com os Auditores e convidados, elogiando a organização e a qualidade do evento, que simbolizou não apenas a continuidade do trabalho da AFISVEC, mas também um tributo à solidariedade de seus associados.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de entidades parceiras da AFISVEC. Além da posse da nova diretoria, a cerimônia teve outros momentos marcantes. Foi exibido um *vídeo que contou a história dos 32 dias* em que o ginásio da AFISVEC serviu de abrigo, destacando o trabalho dos voluntários. Este foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, e o presidente da AFISVEC, que segue na entidade para mais dois anos de mandato, agradeceu o apoio de cada associado e de todos os voluntários.
Trazendo brilho e leveza à cerimônia, o pianista Diego Granza mostrou seu talento ao piano, tocando os hinos nacional e do Rio Grande do Sul. Diego também acompanhou o cantor e ex-secretário de Cultura, Victor Hugo, que interpretou o hino do RS e “Vento Negro”, um dos maiores sucessos da música gaúcha, de autoria de José Fogaça.
O evento também celebrou a *inauguração do Memorial do Abrigo*, que inclui um quadro de fotos mostrando o dia a dia dos voluntários e um espaço com trabalhos das crianças que foram acolhidas. Essas crianças foram atendidas por uma equipe de psicopedagogas que buscaram ressignificar esse período traumático de suas vidas.
A noite também foi marcada pelo *lançamento do livro comemorativo dos 70 anos da AFISVEC*, uma obra que celebra a trajetória da associação, contando histórias que marcam a entidade e seu impacto na sociedade gaúcha. O ex-presidente da AFISVEC, Marcelo Mello, falou sobre a importância do livro iniciado em sua gestão e agradeceu a todos os colaboradores. O vice-presidente de Comunicação, Paulo Ricardo Saldanha Guaragna também fez agradecimentos aos apoiadores e aos escritores do livro, coordenado por ele e com redação e reportagens das jornalistas, Patrícia Lima e Gilvânia Banker, com textos colaborativos do Auditor Fiscal da Receita Estadual, José Diogo Cyrillo da Silva. Ao final do evento, cada associado recebeu um exemplar.
Veja as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/woYeFRnWBYscCMbL7