PARLAMENTO 2019 – Any Ortiz (PPS) 

Compartilhe

Nascida em 19 de outubro de 1983, em Canoas, Any Machado Ortiz foi reeleita para o segundo mandato na Assembleia pelo Partido Popular Socialista (PPS), com 94.904 votos. Com isso, a parlamentar de 35 anos tornou-se a mulher mais votada do Parlamento e a terceira entre os deputados com maior número de votos para a 55ª Legislatura.
“É algo extremamente gratificante e importante, dentro da vida pública, receber este elevado número de votos, ainda mais no contexto de ser a mulher mais votada e a parlamentar com a terceira maior votação para o Legislativo rio-grandense”, comentou. Segundo ela, seu trabalho foi sempre realizado com afinco e seriedade. “Desde o início do meu primeiro mandato deixei claros meus posicionamentos, discutindo e votando as proposições em concordância com aquilo no qual acredito. É essencial se ter o respaldo ao mandato dos que estão lá fora, mostrando que se está no caminho certo”, analisou.
Advogada com graduação em Direito pela PUCRS, Any foi eleita vereadora de Porto Alegre em 2012. Na Câmara da Capital, foi líder da bancada do seu partido, segunda secretária da Mesa Diretora, presidente da Escola do Legislativo e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana.
Em 2014 foi eleita para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, com 22.553 votos. É de sua autoria a lei que modifica as regras para concessão da pensão a ex-governadores, limitando o benefício  aos quatro anos seguintes ao fim do mandato. É autora também do projeto que institui a Lei Geral de Defesa do Consumidor, que suplementa a legislação federal sobre o tema e o que estabelece normas para a promoção da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.
A maior votação da deputada aconteceu em Porto Alegre, onde recebeu 25.196 votos. Em Canoas, recebeu 3.335 votos; em Gravataí, 3.062 votos; em Caxias do Sul, 2.341 votos; e em Palmares do Sul, 2.245 votos.
Fonte: ALRS
Foto: Galileu Oldenburg / Assembleia Legislativa / CP

Compartilhe