O lançamento do Programa será virtual e terá a primeira live da série “Diálogos Setoriais”, quando serão apresentados os indicadores relativos às atividades do Varejo, Atacado e Indústria. A transmissão ocorre às 14h pelo canal do YouTube da Sefaz
Informação é competitividade. Com essa premissa é dada a largada ao DESENVOLVE RS, programa desenvolvido pela Receita Estadual sob a coordenação da Central de Inteligência Econômico-tributária (CIET) que tem como objetivos contribuir com o aperfeiçoamento das estratégias e ações dos agentes privados e das políticas tributárias. Para isso, o Programa prevê ampliar o diálogo e a transparência entre o fisco e a iniciativa privada, com compartilhamento de informações relevantes, minuciosas e atualizadas relativas à performance dos principais setores da economia gaúcha.
O lançamento do DESENVOLVE RS acontece em conjunto com a realização da primeira live para apresentação e discussão de indicadores econômicos setoriais, chamadas “Diálogos Setoriais”. Nessa live inaugural, serão discutidos os indicadores do Varejo, do Atacado e da Indústria. A transmissão ocorre às 14h pelo canal do YouTube da Sefaz.
A Revista RS360, em sua primeira edição, apresenta dados econômicos relativos à atividade atacadista e a oito setores relevantes da indústria gaúcha, além de reportagens sobre o Programa Desenvolve RS, o Conselho de Boas Práticas Tributárias e a Agenda dos Diálogos Setoriais de dezembro. O entrevistado do mês é o Subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira. A revista está disponível no RECEITA.DOC, “portal” da Receita Estadual do RS para compartilhamento de informações econômico-tributárias e para interação entre o fisco gaúcho e a sociedade.
O DESENVOLVE RS possui diversos produtos, dentre eles, o Diálogos Setoriais, série de lives mensais que contarão com a participação de representantes dos 28 setores mais relevantes da economia do Estado com o objetivo de apresentar e discutir os indicadores econômicos elaborados pela equipe técnica da Receita Estadual.
Nessa primeira transmissão, o Auditor-Fiscal da Receita Estadual, Giovanni Padilha, será o responsável por apresentar os indicadores, enquanto a economista Patrícia Palermo, representante da Fecomércio-RS, avaliará os dados a respeito do varejo. Já a análise dos indicadores do atacado ficará a cargo da presidente da AGAD, Jurema Pesenti, e, da indústria, com o economista e representante da FIERGS, André Nunes.
“O conhecimento da realidade trazida à tona pelo Programa, sem dúvida, será determinante para a qualificação de estratégias e ações adotadas por agentes públicos e privados do Estado, podendo gerar ganhos significativos de competitividade, que conduzem à geração de empregos e aumento da massa salarial. E como consequência ao aumento do consumo interno e da maior participação das nossas empresas no mercado gaúcho e nacional, incrementos de arrecadação do ICMS, que ampliam a capacidade do Estado no que se diz respeito à execução de políticas públicas. O Desenvolve RS será uma excelente ferramenta a serviço do desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirma Padilha.
O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, destaca que ao implementar tal iniciativa, a Receita Estadual torna-se o primeiro fisco nacional a adotar essa sistemática, materializando de forma efetiva o princípio da transparência da administração pública.
“O DESENVOLVE RS faz parte da agenda do Receita 2030, que tem como um dos seus objetivos qualificar o relacionamento do Estado com os contribuintes e tornar o ambiente do Rio Grande do Sul ainda mais atrativo para investidores. O Receita 2030 é um conjunto de 30 medidas que visam modernizar e simplificar a administração tributária no Estado, dentre elas o Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT), um espaço de diálogo para tratar de temas de interesse mútuo entre 22 entidades e o Estado”, diz Neves.
Diálogos Setoriais
As lives “Diálogos setoriais” irão ocorrer com entidades que representam 28 setores relevantes da economia do Estado com o objetivo de apresentar e discutir os indicadores econômicos elaborados pela equipe técnica da Receita Estadual. “Serão cerca de dez lives por mês, encerrando o ciclo ao final de cada trimestre. A interação prevista nas lives é baseada no material de conteúdo técnico elaborado a partir de dados extraídos dos documentos fiscais eletrônicos produzidos pelos próprios contribuintes e que, assim, retornam para a sociedade na forma de informação objetiva e relevante”, explica a Auditora-Fiscal da Receita Estadual, Katia Gisele de Souza.
Cronograma
Confira a programação de lives para o mês de novembro:
22/11 – 14h – Indústria, Atacado e Varejo
23/11 – 9h – Atacado
23/11 – 14h – Papel
25/11 – 9h – Tintas e solventes
25/11 – 14h – Coureiro Calçadista
28/11 – 9h – Produtos de limpeza
29/11 – 9h – Madeira, cimento e vidro
29/11 – 14h – Medicamentos
30/11 – 9h – Móveis
30/11 – 14h – Plástico
Texto: Ascom Sefaz