Na tarde da terça-feira, 31/01, a diretoria da AFISVEC visitou a secretária da Fazenda do RS, Pricilla Maria Santana, para apresentar a entidade e entregar o convite para a 23ª edição do Encontro do Fisco Estadual Gaúcho, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de março, em Restinga Seca. O resultado desse primeiro encontro, de acordo com a diretoria, foi de um canal aberto e de franco diálogo.
Ao dar as boas-vindas e desejar sucesso na nova missão, Jaeger falou da importância da carreira e do desejo da entidade em colaborar com a Administração para o futuro do Estado. Diversos assuntos de interesse da categoria foram apresentados à nova secretária como a nomeação de novos AFREs. Foi ressaltada a importância da supermeta e do PPE como instrumentos de gestão de obtenção de resultados. Em relação a GS, Jaeger falou da ação judicial da entidade e da disposição em apresentar sugestões que levasse a um acordo e a consequente retirada da ação.
A secretária informou que, provavelmente, por conta da queda de arrecadação decorrente das alterações introduzidas por legislação aprovada no Congresso Nacional no ano passado, o Estado ingressará no limite prudencial de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, o que trará uma série de restrições em relação a política de pessoal, afetando promoções e novas nomeações. No entanto, a secretária afirmou estar disposta a estudar a criação de uma espécie de calendário de concursos. Também foi abordado a importância da criação do novo Plano de Carreira e do fornecimento das carteiras de identificação funcional. Por último, a secretária tratou do tema da reforma tributária e a importância de contar com os AFRE’s para acompanhar as propostas bem como para ajudar o Estado a incrementar a arrecadação.
A diretoria da AFISVEC considerou a visita muito positiva dado a demonstração de interesse da secretária em estabelecer um diálogo aberto com a entidade, como um canal de relacionamento com a categoria.
Pricilla é a primeira mulher a ocupar esse cargo na Sefaz e atuava desde 2015 como subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Participaram do encontro, representando a AFISVEC, além do presidente Eduardo Jaeger, o vice-presidente, Marcelo Mello, a diretora administrativa, Kátia Gisele de Souza, o diretor financeiro, Gonar Fernandes e o diretor de Previdência, Adalberto Kuczynski. Junto à secretária participaram, o Chefe de Gabinete, Giovanne Carlos Silva de Sousa, secretário-adjunto da Sefaz, Itanielson Cruz, o subsecretário-adjunto da RE, Edson Moro Franchi, o Chefe de Gabinete-Adjunto, Paulo Sacco, subsecretária do Tesouro do Estado Adjunta, Juliane Denaquier e o subsecretário-adjunto da Cage, Carlos Geminiano.